O que são juros simples?


O que são juros simples?

Resposta

#Explicação

Juros simples são uma forma de calcular o acréscimo sobre o valor inicial de uma operação financeira, como um empréstimo, investimento ou compra a crédito. Eles são cobrados apenas sobre o capital original (valor inicial), e não sobre os juros acumulados em períodos anteriores. São juros que aumentam linearmente com o tempo e não são reinvestidos, ou seja, não geram mais juros.

Em outras palavras, os juros simples são uma taxa fixa aplicada sobre o valor inicial de uma operação financeira, como empréstimos, investimentos ou compras parceladas. A característica fundamental dos juros simples é que eles não se alteram ao longo do tempo.

Dicas na resolução de exercícios:
  • Domine a fórmula de juros simples J = C * i * t
  • Identifique os dados do problema a ser resolvido, se algum valor não estiver explícito, tente extraí-lo do contexto do problema.
  • Tome cuidado para não confundir o exercício de juros compostos com exercício de juros simples, a fórmula de calculo é diferente.
  • Verifique se as unidades das grandezas utilizadas na fórmula estão consistentes e compatíveis.
  • A melhor maneira de se tornar proficiente na resolução de exercícios de juros simples é praticar bastante. Comece com exercícios mais simples e vá progredindo gradualmente para problemas mais desafiadores.
  • Revise os conceitos básicos de matemática financeira, como porcentagem, razão e proporção. Esses conceitos são fundamentais para a compreensão e resolução de problemas de juros simples.

#Resumo

Não confunda juros simples com juros compostos, juros simples é uma forma de cálculo onde uma taxa fixa linear é aplicada sobre o valor inicial de um capital por um determinado tempo, sem que haja acumulo de períodos anteriores.


Marque a alternativa que descreve quais afirmações sobre juros simples estão corretas e quais estão erradas.

I - Nos juros simples, o valor dos juros aumenta progressivamente com o tempo, pois é calculado sobre o montante do período anterior, ao contrário dos juros compostos, que são calculados sobre o valor inicial.
II - Nos juros simples, o valor dos juros é calculado com base no valor inicial do capital, independente do período, seguindo a fórmula J = C ∙ i ∙ t, onde J representa o juro, C o capital, i a taxa de juro e t o tempo.
III - Ao calcular o montante em um investimento que utiliza juros simples, deve-se somar o valor do capital inicial com o juro obtido, seguindo a fórmula M = C + J, onde M é o montante, C o capital e J o juro.

A
I-F; II-F; III-V;
B
I-F; II-V; III-V;
C
I-F; II-V; III-F;
D
I-V; II-V; III-F;
E
I-V; II-V; III-V;

exerciciosresolvidos.com.br

Acreditamos na educação gratuita e de qualidade. Nos ajude com sua opinião, sugestão ou crítica enviando um e-mail para: exerciciosresolvidosbr@gmail.com

Copyright © 2024. Built with ❤ Love