A educação transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo. As pessoas somente transformarão o mundo em um lugar melhor se garantirmos o acesso a educação.

Baseado em iniciativas inspiradoras como a Khan Academy, a Fundação Lemman e o Google For Education também esperamos que o nosso trabalho de alguma forma possa contribuir para um Brasil melhor.

Quem sou ?

João Ricardo

Me chamo João Ricardo, sou o idealizador do projeto Exercícios Resolvidos. Me graduei em ciência da computação, tenho um MBA em gestão de T.I. e gestão de negócios e atualmente estou finalizando uma pós em desenvolvimento web full stack. Toda minha carreira está ligada a tecnologia da informação, fui estagiário em empresas de tecnologia e 70% da minha carreira profissional foi construída no setor público, sendo que atualmente sou analista no TJMG, vaga adquirida por meio de concurso público.

O problema ?

Estudar para concursos, dos quais passei em alguns e reprovei em outros, me fez entender que a educação é realmente transformadora, desafiante e muitas vezes solitária. A maioria dos estudantes carece de recursos didáticos e financeiros, e dependendo do objetivo que se deseja alcançar, estudar muitas vezes torna-se caro, o que acarreta no desperdício de capital intelectual e humano.

Inspiração ?

A internet é uma ferramenta que na mão das pessoas certas e usada corretamente pode impactar positivamente muitas pessoas. Vasculhando essa grande nuvem percebi que sites como o youtube e wikipedia e o próprio google são fontes inesgotáveis de conhecimento a ser explorado, que aliado a ferramentas gratuitas como o google for education e khan academy trazem o mesmo dinamismo do presencial para o virtual.

Apesar da própria internet e das pessoas e corporações que trabalham para que ela seja cada dia melhor, um dos filmes que me inspirou a criar o site foi "O menino que descobriu o vento" juntamente com a entrevista de William Kamkwamba.

William Kamkwamba (Maxwell Simba) é um garoto de 13 anos que não aguenta mais ver sua família e seus amigos passarem por dificuldades. Uma forte seca toma conta da região do Malawi em que ele mora e, com isso, nenhuma plantação consegue se desenvolver.

Para Kamkwamb, ir para a escola é a grande oportunidade de mudar de vida e ajudar os seus pais. Porém, como a família não consegue vender a plantação, faltam recursos para pagar a mensalidade.

É aí que ele decide aprender sozinho. Em uma pequena biblioteca local, Kamkwamb aprende sobre engenharia e energia eólica. Na cara e na coragem, ele constrói um sistema de moinho e de bombeamento de água que transforma a vida dos moradores de sua aldeia.

HUFFPOST

A solução ?

Tive o prazer de conhecer diversas pessoas que também puderam desfrutar de uma vida melhor por meio da educação, e pensando no conhecimento de tecnologia que obtive ao longo dos anos e também na questão de possibilitar uma educação mais inclusiva, acessível e que seja na medida do possível prática, o site exerciciosresolvidos.com.br foi elaborado.


exerciciosresolvidos.com.br

Acreditamos na educação gratuita e de qualidade. Nos ajude com sua opinião, sugestão ou crítica : exerciciosresolvidosbr@gmail.com

Copyright © 2020. Built with ❤ Love