Exercícios resolvidos de genética com respostas e gabarito

Mande bem nos exercícios resolvidos com respostas e gabarito de genética treinando gratuitamente com esta lista de exercícios.

Exercício 1 de 10

Ano: 2018 Banca: INEP Órgão: ENEM Cargo: Estudante

📌 Gregor Mendel, no século XIX, investigou os mecanismos da herança genética observando algumas características de plantas de ervilha, como a produção de sementes lisas (dominante) ou rugosas (recessiva), característica determinada por um par de alelos com dominância completa. Ele acreditava que a herança era transmitida por fatores que, mesmo não percebidos nas características visíveis (fenótipo) de plantas híbridas (resultantes de cruzamentos de linhagens puras), estariam presentes e se manifestariam em gerações futuras.

A autofecundação que fornece dados para corroborar a ideia da transmissão dos fatores idealizada por Mendel ocorre entre plantas

Parte 1 da resolução

Gregor Mendel, o pai da genética, realizou diversos experimentos com ervilhas a fim de demonstrar os mecanismos de hereditariedade. Ele escolheu fazer testes com ervilhas pois elas realizam autofecundação, possuem ciclo de vida curto, são cultivadas facilmente, produzem um grande número de descendentes e possuem características simples de serem testadas, como a cor e a forma da semente.

Antes dos testes serem iniciados, Mendel passou dois anos escolhendo ervilhas para obter a melhor precisão possível nos testes. A plantas que Mendel denominou de linhagem pura, caracterizam-se por terem sido geradas pela autofecundação de várias gerações de ervilhas.

Em um dos seus experimentos, Mendel cruzou plantas puras de sementes lisas com plantas puras de sementes rugosas. Ele esperava obter indivíduos que fossem uma mistura entre as características lisas e rugosas. Entretanto, o que ele observou foi a presença apenas de sementes lisas. Esses indivíduos foram chamados de híbridos por serem resultado de um cruzamento de plantas com características diferentes. Em seguida ele pegou as plantas híbridas, cruzou-as e obteve sementes lisas e rugosas em uma proporção de 3: 1, ou seja, 75% de sementes lisas e 25% de sementes rugosas. Mendel resolveu chamar a característica que mais apareceu nos indivíduos de dominante e aquela que pouco se manifestou de recessiva.

Com base neste experimento surgiu a primeira lei de Mendel, também chamada de Princípio da Segregação dos Caracteres ou Lei da Segregação, que diz que cada característica é condicionada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas.

Com base na primeira lei de Mendel, demonstrada por testes em ervilhas, chega-se a conclusão que a resposta correta do exercício é a Letra B, onde a autofecundação ocorre entre plantas híbridas, de fenótipo dominante, que produzem sementes lisas e rugosas.

Fonte: https://www.biologianet.com/

💡 Os genes são as diferentes partes do DNA que decidem os traços genéticos que uma pessoa vai ter. Enquanto isso, o alelo é uma variação específica do gene, que vai determinar como essa característica irá se expressar no indivíduo. Por exemplo, o gene responsável por determinar a cor dos olhos possui muitos alelos, como alelo para cor dos olhos azuis, castanhos ou verdes.

Exercício 2 de 10

Ano: 2017 Banca: IBFC Órgão: SEDUC-MT Cargo: Professor de Educação Básica - Biologia

📌 A situação na qual ocorre o mascaramento do efeito fenotípico de um ou ambos os membros de um par de alelos por um gene de um que esteja ou não no mesmo cromossomo, está corretamente expressa na alternativa:

💡 O DNA(ácido desoxirribonucleico) é responsável pelo armazenamento da informação genética e é encontrado no núcleo de uma célula ou nas mitocôndrias. A dupla hélice é um fator essencial na replicação do DNA durante a divisão celular, onde cada hélice faz uma cópia de si mesmo. Durante a transcrição do DNA, o RNA é formado. Essa molécula é complementar ao DNA, ajudando a realizar as funções do DNA. Já o RNA(ácido ribonucleico) é responsável por sintetizar proteínas e sua função está intimamente ligada à função do DNA de comandar e coordenar os processos celulares, e à produção de proteínas. A síntese de proteínas ocorre em todas as células do organismo e desempenham funções importantes, desde a estruturação de tecidos e contração muscular até regulação de hormônios e transporte de gases.

📌 A fibrose cística é uma doença de causa genética, recessiva, que pode trazer várias complicações respiratórias para os seus portadores.

Considere que um casal é composto por um homem e uma mulher normais, e ambos são filhos de pessoas com fibrose cística.

Sabendo-se que esse homem e essa mulher têm uma filha normal, qual é a probabilidade de ela ser portadora do gene que causa a fibrose cística?

📌 Sendo a determinação do sexo em abelhas cromossômica, os machos são haploides, enquanto as fêmeas são diploides.Nesse sentido, é CORRETO afirmar:

Exercício 5 de 10

Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: IDAM Cargo: Biólogo

📌 João é albino e casou com Julia que produz melanina normalmente. A mãe dela também é albina. Julia está grávida e quer saber a probabilidade de seu filho nascer albino. Diante disto, assinale a alternativa correta.

Exercício 6 de 10

Ano: 2014 Banca: INEP Órgão: ENEM Cargo: Estudante

📌 Antes de técnicas modernas de determinação de paternidade por exame de DNA, o sistema de determinação sanguínea ABO foi amplamente utilizado como ferramenta para excluir possíveis pais. Embora restrito à análise fenotípica, era possível concluir a exclusão de genótipos também. Considere que uma mulher teve um filho cuja paternidade estava sendo contestada. A análise do sangue revelou que ela era tipo sanguíneo AB e o filho, tipo sanguíneo B.

O genótipo do homem, pelo sistema ABO, que exclui a possibilidade de paternidade desse filho é

Exercício 7 de 10

Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE Cargo: Professor de ciências

📌 Sobre a hereditariedade, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Experimentos de Mendel com cruzamento de plantas e também de animais domésticos mostraram que ambos os pais contribuem para as características de seus descendentes.

( ) A maior contribuição de Mendel foi demonstrar que as características hereditárias são determinadas por fatores distintos que são passados de geração em geração. Fatores que hoje são conhecidos como genes.

( ) A primeira lei de Mendel, também chamada de lei da segregação dos fatores postula que: “Todas as características de um indivíduo são determinadas por genes que separam-se, durante a formação dos gametas, sendo assim, pai e mãe transmitem um gene para seus descendentes”.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Exercício 8 de 10

Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: Prefeitura de Valinhos - SP Cargo: Biólogo

📌 O heredograma a seguir ilustra em uma família, a transmissão de uma determinada doença genética, condicionada por apenas um par de alelos autossômicos.

A correta interpretação das informações apresentadas permite afirmar que se trata de um caso de

Heredograma de doença genética

Exercício 9 de 10

Ano: 2019 Banca: INEP Órgão: ENEM Cargo: Estudante

📌 Com base nos experimentos de plantas de Mendel, foram estabelecidos três princípios básicos, que são conhecidos como leis da uniformidade, segregação e distribuição independente. A lei da distribuição independente refere-se ao fato de que os membros de pares diferentes de genes segregam-se independentemente, uns dos outros, para a prole.

TURNPENNY, P. D. Genética médica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009 (adaptado).

Hoje, sabe-se que isso nem sempre é verdade. Por quê?

Exercício 10 de 10

Ano: 2011 Banca: INEP Órgão: ENEM Cargo: Estudante

📌 Em abelhas, Apis mellifera, os óvulos não fertilizados originam machos haploides. Experimentos em laboratório têm obtido machos diploides e demonstram que os machos têm de ser homozigotos para um gene, enquanto as fêmeas têm de ser heterozigotas.

Disponível em: http://www.nature.com (adaptado).

Supondo que uma fêmea com genótipo AB se acasale com cinco machos com genótipos diferentes A, B, C, D e E, conforme o esquema. Qual a porcentagem de machos na prole desta fêmea?

Genótipo abelhas

🙋 Perguntas e Respostas

Na biologia e medicina, a genética é a ciência encarregada pelo estudo da variância e da hereditariedade. O estudo da genética possibilitou compreender melhor várias doenças hereditárias e contribuiu com o surgimentos de novos tratamentos, novas formas de diagnósticos e terapias na medicina. Graças aos estudos e experimentos realizados por Gregor Mendel com ervilhas e abelhas é que foi possível descobrir a hereditariedade. Estudar os genes e do DNA também foi possível grandes avanços na agricultura e pecuárias, por meio de alimentos transgênicos e melhoria de raças.

🙂 Motive-se

Meus estudos científicos têm me proporcionado grande satisfação e eu estou convencido que não demorará muito para que o mundo inteiro reconheça os resultados de meu trabalho.


exerciciosresolvidos.com.br

Acreditamos na educação gratuita e de qualidade. Nos ajude com sua opinião, sugestão ou crítica : exerciciosresolvidosbr@gmail.com

Copyright © 2020. Built with ❤ Love