Exercícios de requisitos de software funcionais e não funcionais

Solucione diversos exercícios de requisitos de software funcionais e não funcionais mais cobrados em provas, concursos e exames aproveitando para treinar e aprender gratuitamente com esta lista de questões.

Exercício 1 de 10

Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: TJ-MA Cargo: Analista de Sistemas - Desenvolvimento

📌 Considere, por hipótese, que uma Analista participa do levantamento de requisitos de um sistema de controle de processos judiciários. Uma das funcionalidades do sistema realiza uma consulta e mostra a quantidade de processos por período nos diversos juizados do Maranhão; como entrada, solicita a data inicial e final e, como resultado, apresenta o Ano, o Mês, o Nome do Juizado, a Situação dos Processos e a Quantidade de Processos. Neste contexto,

💡 A engenharia de requisitos é um processo que engloba todas as atividades que contribuem para a produção de um documento de requisitos e sua manutenção ao longo do tempo.

Exercício 2 de 10

Ano: 2019 Banca: CEBRASPE Órgão: MPC-PA Cargo: Analista Ministerial - TI

📌 Na análise de requisitos de um sistema negocial de operações demandado por um órgão público, foram relacionados os seguintes requisitos:

  • I o sistema deve ter versões disponíveis para plataformas web e móvel (Android e iOS);
  • II o sistema deve restringir o acesso ao painel de gestão estratégica do sistema apenas a diretores do órgão;
  • III o sistema deve permitir que o painel de gestão estratégica, acessado pelos diretores, seja atualizado com os dados das operações negociais do órgão, a cada três minutos;
  • IV o sistema deve permitir que o relatório de fechamento mensal das operações seja disponibilizado aos diretores no primeiro dia útil do mês subsequente, via painel de gestão estratégica.

São requisitos funcionais desse sistema negocial apenas os itens

Exercício 3 de 10

Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: TRF4 Cargo: Analista Judiciário - TI

📌 Suponha que um Analista de TI, participando da etapa de análise de requisitos de um sistema de emissão de certidão negativa para o TRF4, tenha elencado os requisitos apresentados abaixo:

  • 1. Utilizar interface responsiva para que possa ser executado em dispositivos móveis e na web.
  • 2. Validar o tipo de certidão solicitado.
  • 3. Emitir certidão negativa após verificação de situação do requerente.
  • 4. Solicitar o CPF do requerente.
  • 5. Responder ao clique único do usuário em qualquer botão da interface.
  • 6. Validar o CPF do requerente.
  • 7. Restaurar os dados automaticamente após falhas não programadas.
  • 8. Solicitar o nome do requerente.
  • 9. Oferecer dois tipos de certidão: para fins gerais e para fins eleitorais.
  • 10. Emitir aviso de impossibilidade de emissão da certidão.

Sobre os requisitos, é correto afirmar que

Exercício 4 de 10

Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: SEFAZ-BA Cargo: Analista Judiciário - TI

📌 Um profissional da área administrativa de certa instituição recebeu um Analista de Sistemas que estava fazendo o levantamento de requisitos para a construção de um novo software. Ao informar ao Analista um requisito não funcional para seu departamento, o profissional corretamente disse que

Exercício 5 de 10

Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: AFAP Cargo: Analista de Fomento - TI

📌 Um Analista de Informática levantou os requisitos para desenvolver um sistema de gestão. Dentre os requisitos levantados,

  • I. o sistema deve apresentar a tela de login e senha antes de cada transação e validar o acesso com base nas políticas de segurança organizacional.
  • II . o sistema deve estar disponível para a diretoria em tempo integral, ou seja, 24 x 7.
  • III . o tempo de resposta de uma consulta da alta administração não pode exceder a 5 milissegundos.
  • IV. cada Diretor que usa o sistema deve ser identificado apenas por sua matrícula de cinco dígitos seguidos do código de segurança.
  • V. o sistema deverá gravar um log de autenticação a cada transação completada, contendo a identificação do usuário, data e equipamento utilizado.
  • VI. os backups do sistema deverão ser feitos diariamente a fim de evitar a eventual perda de dados sem capacidade de recuperação.

Contêm um requisito funcional e um requisito não funcional, respectivamente, APENAS os itens

Exercício 6 de 10

Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: CRF-TO Cargo: Analista de TI

📌 Requisitos não funcionais são agrupados em três grandes subgrupos. Um deles possui a seguinte definição:

Esses requisitos especificam ou restringem o comportamento do software. Exemplos incluem os requisitos de desempenho quanto à rapidez com que o sistema deve executar e quanta memória ele requer, os requisitos de confiabilidade que estabelecem a taxa aceitável de falhas, os requisitos de proteção e os requisitos de usabilidade.

A definição apresentada refere-se ao subgrupo requisitos

Exercício 7 de 10

Ano: 2019 Banca: FAURGS Órgão: UFRGS Cargo: Técnico de TI

📌 No contexto de desenvolvimento e manutenção de sistemas e aplicações, considere as seguintes afirmações sobre requisitos de software.

  • I - Requisitos não funcionais são requisitos que não estão diretamente relacionados com os serviços específicos oferecidos pelo sistema a seus usuários. Podem estar relacionados às propriedades emergentes do sistema, como confiabilidade, desempenho e tempo de resposta.
  • II - Requisitos não funcionais podem afetar a arquitetura de um sistema em vez de apenas componentes individuais. Por exemplo, para assegurar que sejam cumpridos os requisitos de desempenho, será necessário organizar o sistema para minimizar a comunicação entre os componentes.
  • III - Um único requisito não funcional, tal como um requisito de proteção, pode gerar uma série de requisitos funcionais relacionados que definam os serviços necessários no novo sistema. Além disso, também podem gerar requisitos que restrinjam requisitos existentes.

Quais afirmações estão corretas?

Exercício 8 de 10

Ano: 2019 Banca: FGV Órgão: AL-RO Cargo: Analista Legislativo - Análise e Desenvolvimento de Sistemas

📌 Jonas é o analista responsável pela elicitação de requisitos do projeto para construção do Sistema de Acompanhamento de Processos (SAPro). Após entrevistar alguns interessados no sistema, Jonas constatou que muitos citaram a segurança no controle de acesso e o tempo de resposta na interação do usuário com o sistema como fatores importantes a serem observados. Sendo assim, Jonas identificou requisitos

Exercício 9 de 10

Ano: 2019 Banca: UECE-CEV Órgão: Funceme Cargo: Pesquisador Informática - Sistemas de Suporte de Decisão

📌 Considere os requisitos listados a seguir:

  • I. O sistema deve ser compatível com navegadores executando em smartphones.
  • II. O sistema deve permitir o cadastro de médicos, sua matrícula e suas áreas de especialização.
  • III. O sistema deve permitir a emissão de relatórios contendo a alocação das salas e turmas.
  • IV. O sistema deve ser desenvolvido na linguagem PHP.
  • V. O sistema deve fornecer uma solução de interoperabilidade com o sistema financeiro e de recursos humanos já existentes na instituição.
  • VI. O tempo de resposta a qualquer consulta deve ser de no máximo dez segundos no contexto de mil usuários simultâneos.

São requisitos não funcionais somente os que constam em

Exercício 10 de 10

Ano: 2019 Banca: FAURGS Órgão: TJ-RS Cargo: Analista de Sistemas

📌 Qual alternativa abaixo apresenta um requisito funcional de software?

Parte 1 da resolução

A Letra A está errada pois a alternativa fala sobre restrição de acesso e usuários autorizados, então logo percebemos que se trata de um requisito de software não funcional, que segundo Sommerville se subclassifica como requisito não funcional de produto relacionados a segurança.

Parte 2 da resolução

A Letra B está errada pois a alternativa fala sobre tempo de resposta, então logo percebemos que se trata de um requisito de software não funcional, que segundo Sommerville se subclassifica como requisito não funcional de produto relacionados a desempenho.

Parte 3 da resolução

A Letra C está errada pois a alternativa fala que o sistema deverá ser executado no sistema operacional windows, então logo percebemos que se trata de um requisito de software não funcional, que segundo Sommerville se subclassifica como requisito não funcional de produto relacionados a portabilidade.

Parte 4 da resolução

A Letra D está correta pois a alternativa fala que o sistema deverá emitir relatório de vendas, então logo percebemos que se trata de um requisito de software funcional, já que os requisitos funcionais são aqueles que definem um comportamento do sistema do ponto de vista do usuário, ou seja, um comportamento ou ação que o sistema deverá implementar.

Parte 5 da resolução

Por fim a Letra E também está errada pois a alternativa estabelece um prazo de 3 meses para o desenvolvimento do software, então logo percebemos que se trata de um requisito de software não funcional.

🙋 Perguntas e Respostas

🙂 Motive-se

Tente de novo. Fracasse de novo. Mas tente melhor.