Exercícios de banco de dados com respostas e resolução

Para mandar bem em provas, exames e concursos treine e aprenda gratuitamente com estes exercícios de banco de dados com respostas e resolução.

Exercício 1 de 10

Ano: 2019 Banca: NC-UFPR Órgão: Prefeitura de Matinhos - PR Cargo: Técnico em Informática

📌 No modelo transacional, qual é o significado correto das propriedades ACID descritas abaixo?

Parte 1 da resolução

A letra A está errada, pois o "A" do acrônimo ACID significa atomicidade e não acuracidade como afirmou a alternativa.

Parte 2 da resolução

A letra B está errada, pois apesar da letra "A" do acrônimo ACID significar atomicidade, a descrição da alternativa corresponde a letra "I" de isolamento. Confira abaixo a reescrita da alternativa B para que ela fique correta:

Isolamento(I) assegura que as operações realizadas por uma transação não afetem as operações que estão sendo realizadas por outras transações em paralelo.

Parte 3 da resolução

A letra C está errada, pois apesar da letra "C" do acrônimo ACID significar consistência, a descrição da alternativa corresponde a letra "D" de durabilidade. Confira abaixo a reescrita da alternativa C:

Durabilidade (D) assegura que os efeitos de uma transação, em caso de sucesso (commit), sejam persistidas no banco de dados, mesmo em caso de quedas de energias, falhas de hardware etc.

Parte 4 da resolução

A letra D está correta, pois o isolamento garante que uma transação não seja afetada por outra transação que está rodando em paralelo.

Parte 5 da resolução

A letra E está errada, pois a descrição do que é durabilidade está errada, já que em caso de alguma falha as transações também devem ser persistidas e refletidas sobre a base. Veja abaixo a reescrita da alternativa E:

Durabilidade (D) garante que as transações devem ter todas as suas operações executadas e persistidas mesmo em casa de falhas.

💡 Normalização de banco de dados é um conjunto de regras que visa, principalmente, a organização de um projeto de banco de dados para reduzir a redundância de dados, aumentar a integridade de dados e o desempenho.

Exercício 2 de 10

Ano: 2019 Banca: NC-UFPR Órgão: Prefeitura de Matinhos - PR Cargo: Técnico em Informática

📌 Em Servidores de Gerenciamento de Banco de Dados, tais como o MySQL e PostgreSQL, o comando SQL que concede privilégios a terceiro, considerando que o usuário conectado tem as prerrogativas necessárias, é o:

💡 O modelo conceitual é o de mais alto nível cuja finalidade é capturar os requisitos de informação e regras de negócio sob o ponto de vista do negócio. O modelo lógico descreve como os dados são armazenados no banco de dados e seus relacionamentos. Por fim o modelo físico demonstra como os dados são fisicamente armazendos e dependem de um SGBD como Oracle, Postgres, MySql, MariaDB, etc.

Exercício 3 de 10

Ano: 2019 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EMPREL Cargo: Analista de Sistemas

📌 Em banco de dados, a linguagem que possibilita a manipulação de dados é denominada DML (Data Manipulation Language). Sabendo disso, assinale a alternativa que apresenta somente instruções da DML de um banco de dados Oracle.

Exercício 4 de 10

Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: METRÔ-SP Cargo: Analista Desenvolvimento Gestão Júnior

📌 Considere duas tabelas relacionais Nota Fiscal e Produto onde as notas fiscais relacionam os produtos vendidos. Cada produto é identificado pelo seu código e cada nota fiscal pelo seu número. A ação cruzada entre essas tabelas é a venda que não será usada em nenhum outro relacionamento. Do ponto de vista do mundo real, no modelo entidade-relacionamento, venda deve ser modelada como

Exercício 5 de 10

Ano: 2018 Banca: IBADE Órgão: IPM - JP Cargo: Analista Previdenciário - Analista de Informática - Analista de Sistemas e Programação

📌 O modelo relacional é utilizado como base para grande parte dos sistemas de gestão de banco de dados atuais. Neste modelo, a restrição que garante a consistência entre tuplas existentes em duas relações diferentes, quando uma relação referencia a outra, é chamada de restrição de:

Exercício 6 de 10

Ano: 2018 Banca: IBADE Órgão: IPM - JP Cargo: Analista Previdenciário - Analista de Informática - Analista de Sistemas e Programação

📌 O modelo Entidade-Relacionamento permite a modelagem conceitual de dados em alto nível e pode ser utilizado no projeto conceitual de banco de dados. Neste modelo, o tipo de entidade que não possui seus próprios atributos-chave é a denominada:

Exercício 7 de 10

Ano: 2018 Banca: IBADE Órgão: Câmara de Vilhena - RO Cargo: Analista Administrativo - T.I.

📌 Tabelas contendo dados e suas ligações caracterizam o seguinte tipo de banco de dados:

Exercício 8 de 10

Ano: 2018 Banca: IBADE Órgão: IPM - JP Cargo: Técnico Previdenciário - Técnico em Informática

📌 SQL é uma linguagem de consulta estruturada, padrão de gerenciamento de dados que interage com os principais bancos de dados baseados no modelo relacional.ASQLé constituída de três sublinguagens, a DDL – Data Definition Language, a DML – Data Manipulation Language e a DCL – Data Control Language, cada uma delas englobando diversos comandos. Nesse contexto, três comandos, o primeiro comando que pertence à DDL, o segundo a DML e o terceiro à DCL são, respectivamente:

Exercício 9 de 10

Ano: 2018 Banca: IBADE Órgão: Câmara de Cacoal - RO Cargo: Técnico em informática

📌 Um técnico de informática realizou um trabalho de modelagem e normalização de um banco de dados.Nesse trabalho, ele definiu uma tabela T que está na Segunda Forma Normal (2FN). Isso significa que essa tabela T:

Parte 1 da resolução

A alternativa A está errada pois o enunciado nos diz que uma tabela de um banco de dados está na segunda forma normal(2FN) e a forma normal boyce-codd se encaixaria após a terceira forma normal. Pela ordem lógica de normalização de dados se uma tabela está na segunda forma normal então ela está na primeira também, se a tabela estiver na terceira forma normal então ela está na segunda e na primeira também, ou seja, se estivesse na forma normal boyce-codd então a tabela também deveria estar na 1FN, 2FN e 3FN, que não é o caso.

Uma tabela está na FNBC(forma normal boyce-codd) se e somente se todo atributo não chave depender funcionalmente diretamente da chave primária, ou seja, não há dependências entre atributos não chave. Porem nem toda tabela que está na 3FN é uma tabela BCNF. Em outras palavras uma tabela estará na forma normal boyce-codd se estiver na terceira forma normal, não haver superposição de colunas e não conter duas ou mais chaves candidatas. No processo de normalização, a FNBC deve ser aplicada às tabelas em 3FN que possuam mais de uma chave candidata (a chave primária também é uma chave candidata), onde pelo menos uma delas seja composta e onde haja superposição entre elas.

Parte 2 da resolução

A letra B está errada pois a primeira forma normal diz que os atributos precisam ser atômicos, e o exercícios informa que a tabela está na segunda forma normal, ou seja, se está na segunda forma normal também está na primeira forma normal 1FN e a resposta do exercício seria a descrição da segunda forma normal 2FN.

Parte 3 da resolução

A letra C está errada pois possuir chave de um único atributo está mais ligado ao conceito de chaves compostas ou chave surrogate. Apesar que uma chave composta mal definida pode causar problemas relacionados a normalização de dados.

Parte 4 da resolução

A letra D está correta pois a realmente a segunda forma normal, pois uma tabela estará na segunda forma normal se estiver na 1FN e todos os atributos que não sejam chaves dependerem totalmente da chave primária. A 2FN resolve anomalias relacionadas a redundância de dados.

Parte 5 da resolução

A alternativa E está errada pois descreve o contrário do que estabelece a segunda forma normal, ou seja, os atributos que não sejam chaves devem depender totalmente da chave primária e não há de se falar em transitivamente dependentes de parte da chave primária ou que são independentes.

Exercício 10 de 10

Ano: 2019 Banca: IBADE Órgão: IF-RO Cargo: Analista de Tecnologia da Informação

📌 No que diz respeito à modelagem de dados no desenvolvimento de sistemas de software, um dos modelos descreve a estrutura de um banco de dados independente de sua classificação. Os objetos, suas características e relacionamentos entre elementos da realidade têm a representação fiel do ambiente observado, independente de quaisquer limitações impostas por tecnologias, técnicas de implementação ou dispositivos físicos. Esse modelo é denominado:

🙋 Perguntas e Respostas

Bancos de dados são coleções de dados organizadas logicamente em uma ou mais arquivos. Ao longo dos anos vários modelos como o de rede, hierárquico, NoSql, orientado a objetos e relacional surgiram, mas os mais usados são o NoSQL e relacional. Bancos de dados podem ser classificados de maneiras distintas quanto ao tipo de conteúdo, estrutura e área de aplicação e são manipulados por sistemas gerenciadores de banco de dados(SGBD's) que oferecem diversos serviços como: controle de acesso, linguagem de manipulação de dados, log de acesso, etc.

🙂 Motive-se

Não desista. Geralmente é a última chave no chaveiro que abre a porta.


exerciciosresolvidos.com.br

Acreditamos na educação gratuita e de qualidade. Nos ajude com sua opinião, sugestão ou crítica : exerciciosresolvidosbr@gmail.com

Copyright © 2020. Built with ❤ Love