Considere, por hipótese, que uma Analista participa do levan . . .

Exercício 1 de 10 em: Engenharia de Software / Engenharia de Requisitos

Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: TJ-MA Cargo: Analista de Sistemas - Desenvolvimento

📌 Considere, por hipótese, que uma Analista participa do levantamento de requisitos de um sistema de controle de processos judiciários. Uma das funcionalidades do sistema realiza uma consulta e mostra a quantidade de processos por período nos diversos juizados do Maranhão; como entrada, solicita a data inicial e final e, como resultado, apresenta o Ano, o Mês, o Nome do Juizado, a Situação dos Processos e a Quantidade de Processos. Neste contexto,

Parte 1 da resolução

A alternativa A está errada pois o tempo de resposta de uma consulta é um requisito não funcional de eficiência ou desempenho.

Requisitos não funcionais de desempenho estão relacionados ao desempenho do sistema, restrições de performance, tempo de resposta em processamentos específicos, cargas, velocidade de resposta de processamentos em telas, etc.

Parte 2 da resolução

A alternativa B está errada pois os requisitos tecnológicos como a linguagem de programação java, o banco de dados Oracle e a utilização de API's está relacionado a requisitos não funcionais de interoperabilidade e compatibilidade.

Requisitos não funcionais de usabilidade estão ligados a Quantidade máxima de cliques por tipo de funcionalidade, uso de componentes e lógicas de telas específicas, restrição/premissas para uso de componentes gráficos (grids, barras de rolagem, menus), recursos de acessibilidade para deficientes, compatibilidade com idiomas, etc.

Parte 3 da resolução

A alternativa C está errada pois o atributo consistência de um requisito funcional diz respeito a um requisito funcional não contradizer outro requisito funcional. O texto da alternativa C diz respeito ao atributo de atomicidade, mas erra ao dizer que um requisito assume mais de uma responsabilidade, já que ser atômico significa assumir somente uma responsabilidade e que o requisito deve ser indivisível, não podendo ser decomposto.

Parte 4 da resolução

A alternativa D está correta, pois realmente um caso de uso especifica o comportamento de uma funcionalidade de um sistema e os atores primários são os interessados cujo sistema lhes entrega o serviço diretamente e os atores secundários é um interessado que provê um serviço indiretamente ao sistema.

Parte 5 da resolução

A alternativa E está errada, pois a técnica de etnografia que visa a observação em que o analista se insere no ambiente de trabalho dos usuários que utilizarão o sistema, enquanto que no JAD(Joint Application Design) é realizado uma reunião guiado por um líder onde usuários e analistas projetam o sistema juntos, em sessões de grupo estruturadas.


exerciciosresolvidos.com.br

Acreditamos na educação gratuita e de qualidade. Nos ajude com sua opinião, sugestão ou crítica : exerciciosresolvidosbr@gmail.com

Copyright © 2020. Built with ❤ Love