Um técnico de informática realizou um trabalho de modelagem . . .

Exercício 9 de 10 em: Banco de Dados / Banco de Dados

Ano: 2018 Banca: IBADE Órgão: Câmara de Cacoal - RO Cargo: Técnico em informática

📌 Um técnico de informática realizou um trabalho de modelagem e normalização de um banco de dados.Nesse trabalho, ele definiu uma tabela T que está na Segunda Forma Normal (2FN). Isso significa que essa tabela T:

Parte 1 da resolução

A alternativa A está errada pois o enunciado nos diz que uma tabela de um banco de dados está na segunda forma normal(2FN) e a forma normal boyce-codd se encaixaria após a terceira forma normal. Pela ordem lógica de normalização de dados se uma tabela está na segunda forma normal então ela está na primeira também, se a tabela estiver na terceira forma normal então ela está na segunda e na primeira também, ou seja, se estivesse na forma normal boyce-codd então a tabela também deveria estar na 1FN, 2FN e 3FN, que não é o caso.

Uma tabela está na FNBC(forma normal boyce-codd) se e somente se todo atributo não chave depender funcionalmente diretamente da chave primária, ou seja, não há dependências entre atributos não chave. Porem nem toda tabela que está na 3FN é uma tabela BCNF. Em outras palavras uma tabela estará na forma normal boyce-codd se estiver na terceira forma normal, não haver superposição de colunas e não conter duas ou mais chaves candidatas. No processo de normalização, a FNBC deve ser aplicada às tabelas em 3FN que possuam mais de uma chave candidata (a chave primária também é uma chave candidata), onde pelo menos uma delas seja composta e onde haja superposição entre elas.

Parte 2 da resolução

A letra B está errada pois a primeira forma normal diz que os atributos precisam ser atômicos, e o exercícios informa que a tabela está na segunda forma normal, ou seja, se está na segunda forma normal também está na primeira forma normal 1FN e a resposta do exercício seria a descrição da segunda forma normal 2FN.

Parte 3 da resolução

A letra C está errada pois possuir chave de um único atributo está mais ligado ao conceito de chaves compostas ou chave surrogate. Apesar que uma chave composta mal definida pode causar problemas relacionados a normalização de dados.

Parte 4 da resolução

A letra D está correta pois a realmente a segunda forma normal, pois uma tabela estará na segunda forma normal se estiver na 1FN e todos os atributos que não sejam chaves dependerem totalmente da chave primária. A 2FN resolve anomalias relacionadas a redundância de dados.

Parte 5 da resolução

A alternativa E está errada pois descreve o contrário do que estabelece a segunda forma normal, ou seja, os atributos que não sejam chaves devem depender totalmente da chave primária e não há de se falar em transitivamente dependentes de parte da chave primária ou que são independentes.

Veja também as perguntas respondidas abaixo.

brand logo

Pergunta


O que são banco de dados ?

Acessar resposta.


exerciciosresolvidos.com.br

Acreditamos na educação gratuita e de qualidade. Nos ajude com sua opinião, sugestão ou crítica : exerciciosresolvidosbr@gmail.com

Copyright © 2020. Built with ❤ Love