Exercícios de acentuação gráfica com gabarito comentado e com o novo acordo ortográfico

Resolva exercícios de acentuação gráfica e confira sua resolução com nosos gabaritos comentados.

Ano: 2019 Banca: EDUCA Órgão: Prefeitura de Várzea - PB

📌 Acerca dos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa CORRETA.

brand logo

Resolução 1 de 10


Parte 1 da resolução

  • A palavra salário é um substantivo masculino e sua acentuação gráfica é justificada pela seguinte regra de acentuação em que toda palavra paroxítona terminada em ditongo é acentuada com exceção das terminadas em ei, eis, oi e ois que não são mais acentuadas devido as mudanças do novo acordo ortográfico, ou seja, palavras como plebeia, Coreia e odisseia não são mais acentuadas, mas palavras como salário e otário continuam acentuadas.
  • Já a palavra mínimo também é um substantivo masculino, mas sua acentuação gráfica é justificada pela regra em que todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, visto que a sílaba tônica de mínimo está em mí que é a antepenúltima sílaba tônica.

A alternativa A está errada pois as palavras salário e mínimo são acentuadas de acordo com regras distintas, conforme demonstrado nos itens acima .

Parte 2 da resolução

A alternativa B está correta pois conforme a regra, o acento circunflexo da palavra mês se justifica por ela ser um monossílabo tônico terminado em es, sendo que se acentuam os monossílabos tônicos terminados em a, as, e, es, o e os.

Parte 3 da resolução

A alternativa C está errada pois a palavra pensão é oxítona, contradizendo a afirmação da alternativa.

O til é um sinal gráfico de nasalação que pode valer como acento gráfico quando coincide com a sílaba tônica da palavra, conforme o site ciberdúvidas. A palavra "bênção" e "órgão" são paroxítonas acentuadas terminadas em "o", ou seja, o til não coincidiu com a sílaba tônica e por isso elas levam outro acento além do til. Já a palavra pensão é oxítona acentuada terminada em "o" e a sílaba tônica coincide com o til, que acaba fazendo o papel de acento.

Parte 4 da resolução

A alternativa D está errada pois no trecho "a fonte principal era o próprio emprego" não cabe crase por não se tratar dos casos em que a crase é facultativa:

  • Diante de nomes próprios femininos a crase é facultativa pois o uso do artigo não é obrigatório.
  • Diante de pronomes possessivos femininos a crase é facultativa pois o uso do artigo não é obrigatório.
  • Depois da preposição até a crase é facultativa.
Parte 5 da resolução

A alternativa E está errada pois a palavra também é oxítona e não proparoxítona, devido ao fato de a última sílaba tônica ser "bem" e sua acentuação é justificada pela regra: toda oxítona terminada em "em" ou "ens" deve ser acentuada.

💡

Toda palavra proparoxítona é acentuada. A palavra "dúvida" é acentuada pois a antepenúltipa silába do vocábulo é tônica, ou seja, proparoxítona.

Ano: 2019 Banca: EDUCA Órgão: Prefeitura de Várzea - PB

📌 Tendo por base o novo acordo ortográfico, qual a SEQUÊNCIA que obedece a mesma regra quanto à acentuação gráfica:

brand logo

Resolução 2 de 10


Parte 1 da resolução

A alternativa A está correta pois apesar do exercício pedir para identificar a alternativa que segue a mesma sequência de regras de acentuação gráfica, é necessário que cada palavra seja classificada como monossílabo tônico, oxítona, paroxítona ou proparoxítona.

Perceba que as palavras fácil, táxi, tênis e próton são paroxítonas pois nestas palavras a sílaba tônica é a penúltima, e são acentuadas pois terminam com as letras l, i(s) e n.

Parte 2 da resolução

A alternativa B está errada, pois as palavras vatapá, avó e refém são acentuadas com base nas regras de acentuação das oxítonas e a palavra máquina é acentuada pela regra de acentuação das palavras proparoxítonas.

Parte 3 da resolução

A alternativa C também está errada, pois a palavra saída é acentuada com base nas regras de acentuação das paroxítonas enquanto que a palavra café é acentuada pela regra de acentuação das palavras oxítonas e por fim as palavras pá e mês são acentuadas de acordo com as regras de acentuação dos monossílabos tônicos.

Parte 4 da resolução

A alternativa D não é correta, pois as palavras dádiva e sátira são acentuadas com base nas regras de acentuação das proparoxítonas enquanto que a palavra parabéns é acentuada pela regra de acentuação das palavras oxítonas e por fim as palavras céu é acentuada de acordo com as regras de acentuação dos monossílabos tônicos.

Parte 5 da resolução

A alternativa E esta errada neste exercício, pois as palavras látex e éden são acentuadas com base nas regras de acentuação das palavras oxítonas e as palavras pé e mói são acentuadas de acordo com as regras de acentuação dos monossílabos tônicos.

💡

Com o novo acordo ortográfico as palavras paroxítonas com ditongos abertos "ei" e "oi" deixam de ser acentudas, como observado nas palavras ideia e jiboia. Mas a mesma regra não se aplicação para as palavras oxítonas terminadas em ditongo aberto "ei" e "oi", que continuam sendo acentuadas como observado nas palavras herói e troféu.

Ano: 2019 Banca: IF-MT Órgão: IF-MT

📌 Observe a acentuação gráfica dos vocábulos: nós, democrático, exercício. Respectivamente, são acentuadas graficamente, devido à mesma regra, as palavras:

brand logo

Resolução 3 de 10


Parte 1 da resolução

A letra A está errada, pois fazendo a correspondência entre os termos do enunciado do exercício e os termos da alternativa A, sabemos que a palavra nós é acentuada por ser um monossílabo tônico terminado em o/os e a palavra cipós é acentuada por ser oxítona terminada em o/os. O erro ocorre pois as regras de acentuação das palavras nós e cipós são diferentes.

Parte 2 da resolução

A letra B está correta, pois fazendo a correspondência entre os termos do enunciado do exercício e os termos da alternativa B, sabemos que as palavras fé e nós são acentuadas por serem monossílabos tônicos terminados em e/es ou o/os. Já as palavras técnico e democrático são acentuadas pois pela regra de acentuação gráfica todas as proparoxítonas são acentuadas. Por fim as palavras exercício e ciência são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente. Todas as regras de acentuação entre a alternativa e a descrição da questão estão compatíveis, o que faz a alternativa estar correta.

Parte 3 da resolução

A letra C está errada, pois fazendo a correspondência entre os termos do enunciado da questão e os termos da alternativa C, sabemos que a palavra república é acentuada por ser proparoxítona e a palavra exercício é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo crescente. O erro ocorre pois as regras de acentuação das palavras república e exercício são diferentes.

Parte 4 da resolução

A letra D está errada, pois fazendo a correspondência entre os termos do enunciado do exercício e os termos da alternativa D, sabemos que a palavra nós é acentuada por ser um monossílabo tônico terminado em o/os e a palavra harmônicos é acentuada por ser proparoxítona. A palavra democrático é acentuada por ser proparoxítona e a palavra controvérsias possui acento pois é uma paroxítona terminada em ditongo crescente. A palavra é acentuada por ser um monossílabo tônico terminado em o/os enquanto que a palavra exercício é acentuado por ser paroxítona terminada em ditongo crescente. O erro ocorre pois nenhuma regra de acentuação gráfica entre as palavras do enunciado e da alternativa D forma compatíveis.

Parte 5 da resolução

A letra E está errada, pois fazendo a correspondência entre os termos do enunciado da questão e os termos da alternativa E, sabemos que a palavra democrático é acentuada por é acentuada por ser proparoxítona e a palavra disponível é acentuada por ser paroxítona terminada em l.

Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Cuiabá - MT

📌 Assinale a alternativa em que as palavras estão acentuadas corretamente.

Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: CEEE - RS

📌 Assinale a alternativa cujas duas palavras – todas retiradas do texto – são acentuadas em virtude da mesma regra.

Ano: 2019 Banca: CONSULPAM Órgão: Prefeitura de Resende - RJ

📌 Marque o item abaixo onde a palavra está acentuada de forma INCORRETA:

brand logo

Resolução 6 de 10


Parte 1 da resolução

A palavra "pragmatismo" não é acentuada graficamente e por isso a alternativa A está correta, visto que este exercício solicita que seja identificado a palavra acentuada incorretamente. A letra A está correta pois a palavra "pragmatismo" é um substantivo masculino que não é acentuado por terminar com a letra "o", e somente acentuam-se os vocábulos paroxítonos terminados com as letras l, n, r, x, i(s), u(s), ps, ã(s), ão(s), um(uns) ou terminados em ditongo.

Parte 2 da resolução

Apesar da palavra "café" estar acentuada corretamente, a alternativa B está errada, pois a questão pede que seja identificada a palavra que leva o acento gráfico erroneamente. O vocábulo "café" é oxítono terminado com a letra "e", e por estar dentro da regra de acentuação das oxítonas deve ser acentuado.

Parte 3 da resolução

Apesar da palavra "tráfego" estar acentuada corretamente, a alternativa C está errada, pois a questão pede que seja identificada a palavra acentuada incorretamente. "Tráfego" é uma palavra proparoxítona e conforme as regras de acentuação, toda palavra proparoxítona é acentuada.

Parte 4 da resolução

Apesar da palavra "terapêutico" estar acentuada corretamente, a alternativa D está errada, pois a questão solicita que seja identificada a palavra acentuada de forma errada. "Terapêutico" também é uma palavra proparoxítona, e toda palavra proparoxítona é acentuada, assim como a palavra "tráfego".

📌 Quanto à regra de acentuação, a série de palavras que foi acentuada pela mesma regra é:

Ano: 2019 Banca: FUNDEP Órgão: Prefeitura de Teixeiras - MG

📌 Leia a sentença a seguir.

"Nosso interlocutor de pesquisa queria sentir o efêmero prazer e poder proporcionados pela compra de um objeto de status."

Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2019 (Adaptação).

O acento na palavra destacada ocorre pela mesma regra de acentuação observada em:

Ano: 2019 Banca: PROAM Órgão: Prefeitura de Macedônia - SP

📌 Assinale a alternativa correta com base na regra gramatical de acentuação da palavra "obstáculos"

Ano: 2019 Banca: FAU Órgão: IF-PR

📌 Tendo como referência as regras de acentuação vigentes, assinale a alternativa que apresente período com palavra acentuada pela mesma regra da palavra em destaque no período: Nunca contou a Jango, para evitar sua fúria:

🙋 Perguntas e Respostas

Na língua portuguesa a acentuação gráfica ocorre através de símbolos usados para determinar uma forma de se pronunciar uma palavra ou mesmo para modificar o sentido de uma palavra. A acentuação tônica é um subconjunto específico da acentuação gráfica usado para identificar a sílaba tônica, ou seja, as sílabas com maior intensidade em uma determinada palavra.

Vale ressaltar que nem todas as sílabas tônicas das palavras serão acentuadas, somente aquelas que atenderem determinadas regras como:

  • Toda proparoxítona(antepenúltima sílaba tônica) é acentuada.
    • Exemplos: síndrome, pântano, antídoto, dúvida, líquido
  • As oxítonas terminadas em a(s), e(s), o(s), em, éns, ditongos abertos oi, eu, ei são acentuadas.
    • Exemplos: café, também, Paraná, jacaré
  • As paroxítonas terminadas em l, n, r, x, i(s), u(s), ps, ã(s), ão(s), um(uns) e ditongo oral são acentuadas.
    • Exemplos: princípio, água, relógio, fúria
  • As monossílabas tônicas terminadas em a(s), e(s) ou o(s) são acentuadas.
    • Exemplos: pá, já, lá, dó

O novo acordo ortográfico trouxe mudanças importantes em regras de acentuação gráfica.

Pode-se dizer que as regras de acentuação gráfica das palavras oxítonas dividem-se em basicamente dois grupos. O primeiro grupo de regras é o que as palavras oxítonas terminadas em a, as, e, es, o, os, em ou ens são acentuadas e o segundo grupo de regras é o que as palavras oxítonas terminadas em ditongo aberto ei, eu e oi também são acentuadas, conforme exemplos demonstrado abaixo:

  • Pontapé
  • Mocotó
  • Crachá
  • Niterói
  • Acém
  • Troféu
  • Fiéis
  • Papéis

Um ponto que antes do novo acordo ortográfico era comum com relação à acentuação das paroxítonas e oxítonas era que os ditongos abertos terminados em ei, eu e oi eram acentuados em ambos os casos. Depois do novo acordo ortográfico palavras paroxítonas terminadas em ditongo aberto ei, eu e oi deixam de ser acentuadas, mas a regra se manteve para as palavras oxítonas. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Paroxítonas não acentuadas terminada em ditongo.
    • Jiboia
    • Apoio
    • Estreia
    • Diarreia
    • Centopeia
  • Oxítonas acentuadas terminadas em ditongo.
    • Anéis
    • Pastéis
    • Destrói
    • Constrói

Se as regras de acentuação estiverem bem compreendidas, fica fácil saber quais palavras oxítonas não são acentuadas.

🙂 Motive-se

É feliz quem sonha, mas só tem sucesso que se dispõe a pagar o preço para transformar seu sonho em realidade.


exerciciosresolvidos.com.br

Acreditamos na educação gratuita e de qualidade. Nos ajude com sua opinião, sugestão ou crítica : exerciciosresolvidosbr@gmail.com

Copyright © 2020. Built with ❤ Love