Exercícios de acentuação gráfica com gabarito comentado e com o novo acordo ortográfico

Resolva exercícios de acentuação gráfica e confira sua resolução com nosos gabaritos comentados.

Exercícios de acentuação gráfica com gabarito comentado e com o novo acordo ortográfico

Acerca dos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa CORRETA.

A
Os acentos gráficos em “salário” e “mínimo” justificam-se com base na mesma regra gramatical.
B
A palavra mês é acentuada por ser uma monossílaba tônica terminada em es.
C
A palavra pensão é acentuada por ser paroxítona terminada em ão.
D
O acento indicativo de crase em “[...] a fonte principal era o próprio emprego [...]” é facultativo.
E
A palavra também é acentuada por ser proparoxítona.

  • Parabéns!

A alternativa B está correta pois conforme a regra, o acento circunflexo da palavra mês se justifica por ela ser um monossílabo tônico terminado em 'es', sendo que se acentuam os monossílabos tônicos terminados em a, as, e, es, o e os.

  • Errou?

A alternativa A está errada, pois as palavras salário e mínimo são acentuadas de acordo com regras distintas, conforme demonstrado nos itens abaixo.

  • A palavra salário é um substantivo masculino e seu acento gráfico se justifica por ser uma palavra paroxítona terminada em ditongo, sendo que excetuam-se as terminadas em ei, eis, oi e ois devido as mudanças realizadas pelo novo acordo ortográfico, ou seja, palavras como plebeia, Coreia e odisseia não são mais acentuadas, mas palavras como salário e otário continuam acentuadas.
  • Já a palavra mínimo também é um substantivo masculino, mas sua acentuação gráfica é justificada pela regra em que todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.

A alternativa C está errada pois a palavra pensão é oxítona, contradizendo a afirmação da alternativa.

O til é um sinal gráfico de nasalação que pode valer como acento gráfico quando coincide com a sílaba tônica da palavra, conforme o site ciberdúvidas. A palavra "bênção" e "órgão" são paroxítonas acentuadas terminadas em "o", ou seja, o til não coincidiu com a sílaba tônica e por isso elas levam outro acento além do til. Já a palavra pensão é oxítona acentuada terminada em "o" e a sílaba tônica coincide com o til, que acaba fazendo o papel de acento.


A alternativa D está errada pois no trecho "a fonte principal era o próprio emprego" não cabe crase por não se tratar dos casos em que a crase é facultativa:

  • Diante de nomes próprios femininos a crase é facultativa pois o uso do artigo não é obrigatório.
  • Diante de pronomes possessivos femininos a crase é facultativa pois o uso do artigo não é obrigatório.
  • Depois da preposição até a crase é facultativa.

A alternativa E está errada pois a palavra também é oxítona e não proparoxítona, devido ao fato de a última sílaba tônica ser "bem" e sua acentuação é justificada pela regra: toda oxítona terminada em "em" ou "ens" deve ser acentuada.

Toda palavra proparoxítona é acentuada. A palavra "dúvida" é acentuada pois a antepenúltipa silába do vocábulo é tônica, ou seja, proparoxítona.


Tendo por base o novo acordo ortográfico, qual a SEQUÊNCIA que obedece a mesma regra quanto à acentuação gráfica:

A
fácil, táxi, tênis, próton
B
vatapá, avó, refém, máquina
C
saída, café, pá, mês
D
dádiva, sátira, parabéns, céu
E
látex, éden, pé, mói (moer)

  • Parabéns!

A alternativa A está correta pois apesar do exercício pedir para identificar a alternativa que segue a mesma sequência de regras de acentuação gráfica, é necessário que cada palavra seja classificada como monossílabo tônico, oxítona, paroxítona ou proparoxítona.

Perceba que as palavras fácil, táxi, tênis e próton são paroxítonas pois nestas palavras a sílaba tônica é a penúltima, e são acentuadas pois terminam com as letras l, i(s) e n.

  • Errou?

A alternativa B está errada, pois as palavras vatapá, avó e refém são acentuadas com base nas regras de acentuação das oxítonas e a palavra máquina é acentuada pela regra de acentuação das palavras proparoxítonas.


A alternativa C também está errada, pois a palavra saída é acentuada com base nas regras de acentuação das paroxítonas enquanto que a palavra café é acentuada pela regra de acentuação das palavras oxítonas e por fim as palavras pá e mês são acentuadas de acordo com as regras de acentuação dos monossílabos tônicos.


A alternativa D não é correta, pois as palavras dádiva e sátira são acentuadas com base nas regras de acentuação das proparoxítonas enquanto que a palavra parabéns é acentuada pela regra de acentuação das palavras oxítonas e por fim as palavras céu é acentuada de acordo com as regras de acentuação dos monossílabos tônicos.


A alternativa E esta errada neste exercício, pois as palavras látex e éden são acentuadas com base nas regras de acentuação das palavras oxítonas e as palavras pé e mói são acentuadas de acordo com as regras de acentuação dos monossílabos tônicos.

Com o novo acordo ortográfico as palavras paroxítonas com ditongos abertos "ei" e "oi" deixam de ser acentudas, como observado nas palavras ideia e jiboia. Mas a mesma regra não se aplicação para as palavras oxítonas terminadas em ditongo aberto "ei" e "oi", que continuam sendo acentuadas como observado nas palavras herói e troféu.


Observe a acentuação gráfica dos vocábulos: nós, democrático, exercício. Respectivamente, são acentuadas graficamente, devido à mesma regra, as palavras:

A
cipós, política, história.
B
fé, técnico, ciência.
C
até, artístico, república.
D
harmônicos, controvérsias, nó.
E
só, disponível, vocabulário.

  • Parabéns!

A letra B está correta, pois fazendo a correspondência entre os termos do enunciado do exercício e os termos da alternativa B, sabemos que as palavras fé e nós são acentuadas por serem monossílabos tônicos terminados em e/es ou o/os. Já as palavras técnico e democrático são acentuadas pois pela regra de acentuação gráfica todas as proparoxítonas são acentuadas. Por fim as palavras exercício e ciência são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente. Todas as regras de acentuação entre a alternativa e a descrição da questão estão compatíveis, o que faz a alternativa estar correta.

  • Errou?

A letra A está errada, pois fazendo a correspondência entre os termos do enunciado do exercício e os termos da alternativa A, sabemos que a palavra nós é acentuada por ser um monossílabo tônico terminado em o/os e a palavra cipós é acentuada por ser oxítona terminada em o/os. O erro ocorre pois as regras de acentuação das palavras nós e cipós são diferentes.


A letra C está errada, pois fazendo a correspondência entre os termos do enunciado da questão e os termos da alternativa C, sabemos que a palavra república é acentuada por ser proparoxítona e a palavra exercício é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo crescente. O erro ocorre pois as regras de acentuação das palavras república e exercício são diferentes.


A letra D está errada, pois fazendo a correspondência entre os termos do enunciado do exercício e os termos da alternativa D, sabemos que a palavra nós é acentuada por ser um monossílabo tônico terminado em o/os e a palavra harmônicos é acentuada por ser proparoxítona. A palavra democrático é acentuada por ser proparoxítona e a palavra controvérsias possui acento pois é uma paroxítona terminada em ditongo crescente. A palavra é acentuada por ser um monossílabo tônico terminado em o/os enquanto que a palavra exercício é acentuado por ser paroxítona terminada em ditongo crescente. O erro ocorre pois nenhuma regra de acentuação gráfica entre as palavras do enunciado e da alternativa D forma compatíveis.


A letra E está errada, pois fazendo a correspondência entre os termos do enunciado da questão e os termos da alternativa E, sabemos que a palavra democrático é acentuada por é acentuada por ser proparoxítona e a palavra disponível é acentuada por ser paroxítona terminada em l.


Assinale a alternativa em que as palavras estão acentuadas corretamente.

A
Há pesquisas sobre robôs inocuos que instalarão telescópios na Lua para observar a galáxia.
B
Naquela manhã, Pedro saiu taciturno para a sala recôndita após a conversa com o pérfido homem de chapéu.
C
Aproximo-me suavemente do momento em que os filósofos e os imbecis tem o mesmo destino.
D
A Secretaria de Segurança Pública intervem, sempre que necessário, em favor da população.

Assinale a alternativa cujas duas palavras – todas retiradas do texto – são acentuadas em virtude da mesma regra.

A
saudáveis – psicológico.
B
cérebro – prevalência.
C
substância – inflamatória.
D
concluído – aí.
E
analisá-lo – incidência.

  • Parabéns!

A letra C está correta. As palavras "substância" e "inflamatória" são acentuadas em virtude da mesma regra.

  • A palavra "substância" é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo oral.

  • A palavra "inflamatória" é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo oral.

  • Errou?

A alternativa A deste exercício de acentuação gráfica está errada, pois as palavras "saudáveis" e "psicológico" são acentuadas por regras diferentes.

  • A palavra "saudáveis" é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo oral.

  • A palavra "psicológico" é acentuada por ser proparoxítona, e a regra nos diz que toda palavra proparoxítona é acentuada.

Observação: Após o novo acordo ortográfico, não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas. Ex: celulóide virou celuloide, colméia virou colmeia. Com relação as oxítonas não houve mudanças.


A alternativa B desta questão está errada pois as palavras "cérebro" e "prevalência" são acentuadas por regras diferentes.

  • A palavra "cérebro" é acentuada pois pelas regras de acentuação gráfica toda palavra proparoxítona é acentuada.

  • A palavra "prevalência" é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo oral.


A letra D deste problema está errada pois as palavras "concluído" e "aí" são acentuadas por regras diferentes.

  • A palavra "concluído" é acentuada pois acentuam-se o "i" e "u" tônicos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh".

  • A palavra "aí" é acentuada por dissílabo formado por um hiato.

Observação: Ai, sem acentuação gráfica, é um monossílabo formado por um ditongo.


A alternativa E deste exercício de acentuação está errada pois as palavras "analisá-lo" e "incidência" são acentuadas por regras diferentes.

  • A palavra "analisá-lo" é acentuada por ser oxítona terminada em a, seguidas de lo, la, los.

  • A palavra "incidência" é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo oral.


Marque o item abaixo onde a palavra está acentuada de forma INCORRETA:

A
Pragmátismo.
B
Café.
C
Tráfego.
D
Terapêutico.

Parte 1 da resolução

A palavra "pragmatismo" não é acentuada graficamente e por isso a alternativa A está correta, visto que este exercício solicita que seja identificado a palavra acentuada incorretamente. A letra A está correta pois a palavra "pragmatismo" é um substantivo masculino que não é acentuado por terminar com a letra "o", e somente acentuam-se os vocábulos paroxítonos terminados com as letras l, n, r, x, i(s), u(s), ps, ã(s), ão(s), um(uns) ou terminados em ditongo.

Parte 2 da resolução

Apesar da palavra "café" estar acentuada corretamente, a alternativa B está errada, pois a questão pede que seja identificada a palavra que leva o acento gráfico erroneamente. O vocábulo "café" é oxítono terminado com a letra "e", e por estar dentro da regra de acentuação das oxítonas deve ser acentuado.

Parte 3 da resolução

Apesar da palavra "tráfego" estar acentuada corretamente, a alternativa C está errada, pois a questão pede que seja identificada a palavra acentuada incorretamente. "Tráfego" é uma palavra proparoxítona e conforme as regras de acentuação, toda palavra proparoxítona é acentuada.

Parte 4 da resolução

Apesar da palavra "terapêutico" estar acentuada corretamente, a alternativa D está errada, pois a questão solicita que seja identificada a palavra acentuada de forma errada. "Terapêutico" também é uma palavra proparoxítona, e toda palavra proparoxítona é acentuada, assim como a palavra "tráfego".


Quanto à regra de acentuação, a série de palavras que foi acentuada pela mesma regra é:

A
Réu, cá, mausoléu, baú.
B
Amiúde, saída, cafeína, saíste.
C
Lâmpada, troféu, lápis, bônus.
D
Nenhuma das alternativas.

Leia a sentença a seguir.

"Nosso interlocutor de pesquisa queria sentir o efêmero prazer e poder proporcionados pela compra de um objeto de status."

Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2019 (Adaptação).

O acento na palavra destacada ocorre pela mesma regra de acentuação observada em:

A
Metafísica.
B
Álbum.
C
Amável.
D
Bisavó.

Assinale a alternativa correta com base na regra gramatical de acentuação da palavra "obstáculos"

A
Acentuam-se todas as palavras proparoxítonas, sem exceção.
B
Acentua-se a sílaba tônica dos vocábulos proparoxítonos terminados em “o”, apenas.
C
Acentuam-se os vocábulos paroxítonos terminados em “l, n, r, x, s” como, por exemplo, “obstáculos”.
D
A palavra “obstáculos” foi acentuada incorretamente.

Tendo como referência as regras de acentuação vigentes, assinale a alternativa que apresente período com palavra acentuada pela mesma regra da palavra em destaque no período: Nunca contou a Jango, para evitar sua fúria:

A
Queria ser escritora e fotógrafa, mas não deu continuidade aos planos.
B
Desaprovava a obsessão do intrépido marido, que planejava retornar ao Brasil a partir de Paris, mas morreu na Argentina em 6 de dezembro de 1976.
C
Entre os fatos inéditos destacam-se pensamentos e estudos psicológicos de Maria Thereza.
D
De volta ao Brasil, repetiu por duas décadas a quem lhe pedia entrevistas: “Vocês vão deturpar o que eu digo”.
E
Em 1971, passava de Fusca com a prima Terezinha pela cidade de Rio Grande quando a polícia levou-as a um quartel.

Perguntas e Respostas

1.  O que é acentuação gráfica ?

2.  Quais são as regras de acentuação das palavras oxítonas ?

É feliz quem sonha, mas só tem sucesso que se dispõe a pagar o preço para transformar seu sonho em realidade.


exerciciosresolvidos.com.br

Acreditamos na educação gratuita e de qualidade. Nos ajude com sua opinião, sugestão ou crítica :

exerciciosresolvidosbr@gmail.com

Copyright © 2023. Built with ❤ Love