Observe a acentuação gráfica dos vocábulos: nós, democrático . . .

Exercício 3 de 10 em: Português / Acentuação Gráfica

Ano: 2019 Banca: IF-MT Órgão: IF-MT Cargo: Assistente Social

📌 Observe a acentuação gráfica dos vocábulos: nós, democrático, exercício. Respectivamente, são acentuadas graficamente, devido à mesma regra, as palavras:

Parte 1 da resolução

A letra A está errada, pois fazendo a correspondência entre os termos do enunciado do exercício e os termos da alternativa A, sabemos que a palavra nós é acentuada por ser um monossílabo tônico terminado em o/os e a palavra cipós é acentuada por ser oxítona terminada em o/os. O erro ocorre pois as regras de acentuação das palavras nós e cipós são diferentes.

Parte 2 da resolução

A letra B está correta, pois fazendo a correspondência entre os termos do enunciado do exercício e os termos da alternativa B, sabemos que as palavras fé e nós são acentuadas por serem monossílabos tônicos terminados em e/es ou o/os. Já as palavras técnico e democrático são acentuadas pois pela regra de acentuação gráfica todas as proparoxítonas são acentuadas. Por fim as palavras exercício e ciência são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente. Todas as regras de acentuação entre a alternativa e a descrição da questão estão compatíveis, o que faz a alternativa estar correta.

Parte 3 da resolução

A letra C está errada, pois fazendo a correspondência entre os termos do enunciado da questão e os termos da alternativa C, sabemos que a palavra república é acentuada por ser proparoxítona e a palavra exercício é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo crescente. O erro ocorre pois as regras de acentuação das palavras república e exercício são diferentes.

Parte 4 da resolução

A letra D está errada, pois fazendo a correspondência entre os termos do enunciado do exercício e os termos da alternativa D, sabemos que a palavra nós é acentuada por ser um monossílabo tônico terminado em o/os e a palavra harmônicos é acentuada por ser proparoxítona. A palavra democrático é acentuada por ser proparoxítona e a palavra controvérsias possui acento pois é uma paroxítona terminada em ditongo crescente. A palavra é acentuada por ser um monossílabo tônico terminado em o/os enquanto que a palavra exercício é acentuado por ser paroxítona terminada em ditongo crescente. O erro ocorre pois nenhuma regra de acentuação gráfica entre as palavras do enunciado e da alternativa D forma compatíveis.

Parte 5 da resolução

A letra E está errada, pois fazendo a correspondência entre os termos do enunciado da questão e os termos da alternativa E, sabemos que a palavra democrático é acentuada por é acentuada por ser proparoxítona e a palavra disponível é acentuada por ser paroxítona terminada em l.

Veja também as perguntas respondidas abaixo.

brand logo

Pergunta


O que é acentuação gráfica ?

Acessar resposta.

brand logo

Pergunta


Quais são as regras de acentuação das palavras oxítonas ?

Acessar resposta.


exerciciosresolvidos.com.br

Acreditamos na educação gratuita e de qualidade. Nos ajude com sua opinião, sugestão ou crítica : exerciciosresolvidosbr@gmail.com

Copyright © 2020. Built with ❤ Love