Acerca dos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assin . . .


Acerca dos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa CORRETA.

A
Os acentos gráficos em “salário” e “mínimo” justificam-se com base na mesma regra gramatical.
B
A palavra mês é acentuada por ser uma monossílaba tônica terminada em es.
C
A palavra pensão é acentuada por ser paroxítona terminada em ão.
D
O acento indicativo de crase em “[...] a fonte principal era o próprio emprego [...]” é facultativo.
E
A palavra também é acentuada por ser proparoxítona.

Resolução 1


  • Parabéns!

A alternativa B está correta pois conforme a regra, o acento circunflexo da palavra mês se justifica por ela ser um monossílabo tônico terminado em 'es', sendo que se acentuam os monossílabos tônicos terminados em a, as, e, es, o e os.

  • Errou?

A alternativa A está errada, pois as palavras salário e mínimo são acentuadas de acordo com regras distintas, conforme demonstrado nos itens abaixo.

  • A palavra salário é um substantivo masculino e seu acento gráfico se justifica por ser uma palavra paroxítona terminada em ditongo, sendo que excetuam-se as terminadas em ei, eis, oi e ois devido as mudanças realizadas pelo novo acordo ortográfico, ou seja, palavras como plebeia, Coreia e odisseia não são mais acentuadas, mas palavras como salário e otário continuam acentuadas.
  • Já a palavra mínimo também é um substantivo masculino, mas sua acentuação gráfica é justificada pela regra em que todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.

A alternativa C está errada pois a palavra pensão é oxítona, contradizendo a afirmação da alternativa.

O til é um sinal gráfico de nasalação que pode valer como acento gráfico quando coincide com a sílaba tônica da palavra, conforme o site ciberdúvidas. A palavra "bênção" e "órgão" são paroxítonas acentuadas terminadas em "o", ou seja, o til não coincidiu com a sílaba tônica e por isso elas levam outro acento além do til. Já a palavra pensão é oxítona acentuada terminada em "o" e a sílaba tônica coincide com o til, que acaba fazendo o papel de acento.


A alternativa D está errada pois no trecho "a fonte principal era o próprio emprego" não cabe crase por não se tratar dos casos em que a crase é facultativa:

  • Diante de nomes próprios femininos a crase é facultativa pois o uso do artigo não é obrigatório.
  • Diante de pronomes possessivos femininos a crase é facultativa pois o uso do artigo não é obrigatório.
  • Depois da preposição até a crase é facultativa.

A alternativa E está errada pois a palavra também é oxítona e não proparoxítona, devido ao fato de a última sílaba tônica ser "bem" e sua acentuação é justificada pela regra: toda oxítona terminada em "em" ou "ens" deve ser acentuada.

Conceitos


  • O acento gráfico marca a sílaba tônica na escrita e é utilizado de acordo com regras de acentuação, ou seja, uma marca gráfica que está relacionada aos aspectos ortográficos.

  • Monossílabos são palavras que possuem apenas uma sílaba. Já os monossílabos tônicos possuem independência fonética e semântica e são pronunciados com mais intensidade em uma frase.

  • Paroxítonas são palavras cuja penúltima sílaba é tônica. Para exemplificar, a palavra elétron(e-lé-tron) possui a penúltima sílaba 'lé' forte.

  • A crase é a junção entre a preposição 'a' e o artigo definido feminino 'a', também podendo ser a junção entre a preposição 'a' e de pronomes iniciados com 'a' como o pronome 'aquela'. A crase é marcada pelo acento grave(`) que difere do acento agudo(´);

  • Proparoxítonas são palavras cuja antepenúltima sílaba é tônica. Para exemplificar, a palavra árvore(ár-vo-re) possui a antepenúltima sílaba 'ár' forte.


exerciciosresolvidos.com.br

Acreditamos na educação gratuita e de qualidade. Nos ajude com sua opinião, sugestão ou crítica :

exerciciosresolvidosbr@gmail.com

Copyright © 2023. Built with ❤ Love