Acerca dos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assin . . .

Exercício 1 de 10 em: Português / Acentuação Gráfica

Ano: 2019 Banca: EDUCA Órgão: Prefeitura de Várzea - PB Cargo: Técnico em Enfermagem

📌 Acerca dos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa CORRETA.

Parte 1 da resolução

  • A palavra salário é um substantivo masculino e sua acentuação gráfica é justificada pela seguinte regra de acentuação em que toda palavra paroxítona terminada em ditongo é acentuada com exceção das terminadas em ei, eis, oi e ois que não são mais acentuadas devido as mudanças do novo acordo ortográfico, ou seja, palavras como plebeia, Coreia e odisseia não são mais acentuadas, mas palavras como salário e otário continuam acentuadas.
  • Já a palavra mínimo também é um substantivo masculino, mas sua acentuação gráfica é justificada pela regra em que todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, visto que a sílaba tônica de mínimo está em mí que é a antepenúltima sílaba tônica.

A alternativa A está errada pois as palavras salário e mínimo são acentuadas de acordo com regras distintas, conforme demonstrado nos itens acima .

Parte 2 da resolução

A alternativa B está correta pois conforme a regra, o acento circunflexo da palavra mês se justifica por ela ser um monossílabo tônico terminado em es, sendo que se acentuam os monossílabos tônicos terminados em a, as, e, es, o e os.

Parte 3 da resolução

A alternativa C está errada pois a palavra pensão é oxítona, contradizendo a afirmação da alternativa.

O til é um sinal gráfico de nasalação que pode valer como acento gráfico quando coincide com a sílaba tônica da palavra, conforme o site ciberdúvidas. A palavra "bênção" e "órgão" são paroxítonas acentuadas terminadas em "o", ou seja, o til não coincidiu com a sílaba tônica e por isso elas levam outro acento além do til. Já a palavra pensão é oxítona acentuada terminada em "o" e a sílaba tônica coincide com o til, que acaba fazendo o papel de acento.

Parte 4 da resolução

A alternativa D está errada pois no trecho "a fonte principal era o próprio emprego" não cabe crase por não se tratar dos casos em que a crase é facultativa:

  • Diante de nomes próprios femininos a crase é facultativa pois o uso do artigo não é obrigatório.
  • Diante de pronomes possessivos femininos a crase é facultativa pois o uso do artigo não é obrigatório.
  • Depois da preposição até a crase é facultativa.
Parte 5 da resolução

A alternativa E está errada pois a palavra também é oxítona e não proparoxítona, devido ao fato de a última sílaba tônica ser "bem" e sua acentuação é justificada pela regra: toda oxítona terminada em "em" ou "ens" deve ser acentuada.

Veja também as perguntas respondidas abaixo.

brand logo

Pergunta


O que é acentuação gráfica ?

Acessar resposta.

brand logo

Pergunta


Quais são as regras de acentuação das palavras oxítonas ?

Acessar resposta.


exerciciosresolvidos.com.br

Acreditamos na educação gratuita e de qualidade. Nos ajude com sua opinião, sugestão ou crítica : exerciciosresolvidosbr@gmail.com

Copyright © 2020. Built with ❤ Love