10 exercícios de acentuação gráfica comentados com gabarito e com o novo acordo ortográfico
Domine as novas regras da acentuação com nossos exercícios práticos resolvidos e gabarito comentado.
#Índice
Acerca dos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa CORRETA.
#Resumo
-
As alternativas "A", "C", "D" e "E" estão erradas e a alternativa "B" está correta, pois a palavra mês é acentuada por ser é um monossílabo tônico terminado em "es". Os monossílabos tônicos terminados em "a", "as", "e", "es", "o" e "os" são acentuados conforme as regras de acentuação.
Veja também a resolução completa e detalhada.
Toda palavra proparoxítona é acentuada. A palavra "dúvida" é acentuada pois a antepenúltipa silába do vocábulo é tônica, ou seja, proparoxítona.
Tendo por base o novo acordo ortográfico, qual a SEQUÊNCIA que obedece a mesma regra quanto à acentuação gráfica:
- Parabéns!
A alternativa A está correta pois apesar do exercício pedir para identificar a alternativa que segue a mesma sequência de regras de acentuação gráfica, é necessário que cada palavra seja classificada como monossílabo tônico, oxítona, paroxítona ou proparoxítona.
Perceba que as palavras fácil, táxi, tênis e próton são paroxítonas pois nestas palavras a sílaba tônica é a penúltima, e são acentuadas pois terminam com as letras l, i(s) e n.
- Errou?
A alternativa B está errada, pois as palavras vatapá, avó e refém são acentuadas com base nas regras de acentuação das oxítonas e a palavra máquina é acentuada pela regra de acentuação das palavras proparoxítonas.
A alternativa C também está errada, pois a palavra saída é acentuada com base nas regras de acentuação das paroxítonas enquanto que a palavra café é acentuada pela regra de acentuação das palavras oxítonas e por fim as palavras pá e mês são acentuadas de acordo com as regras de acentuação dos monossílabos tônicos.
A alternativa D não é correta, pois as palavras dádiva e sátira são acentuadas com base nas regras de acentuação das proparoxítonas enquanto que a palavra parabéns é acentuada pela regra de acentuação das palavras oxítonas e por fim as palavras céu é acentuada de acordo com as regras de acentuação dos monossílabos tônicos.
A alternativa E esta errada neste exercício, pois as palavras látex e éden são acentuadas com base nas regras de acentuação das palavras oxítonas e as palavras pé e mói são acentuadas de acordo com as regras de acentuação dos monossílabos tônicos.
Com o novo acordo ortográfico as palavras paroxítonas com ditongos abertos "ei" e "oi" deixam de ser acentudas, como observado nas palavras ideia e jiboia. Mas a mesma regra não se aplicação para as palavras oxítonas terminadas em ditongo aberto "ei" e "oi", que continuam sendo acentuadas como observado nas palavras herói e troféu.
Observe a acentuação gráfica dos vocábulos: nós, democrático, exercício. Respectivamente, são acentuadas graficamente, devido à mesma regra, as palavras:
- Parabéns!
A letra B está correta, pois fazendo a correspondência entre os termos do enunciado do exercício e os termos da alternativa B, sabemos que as palavras fé e nós são acentuadas por serem monossílabos tônicos terminados em e/es ou o/os. Já as palavras técnico e democrático são acentuadas pois pela regra de acentuação gráfica todas as proparoxítonas são acentuadas. Por fim as palavras exercício e ciência são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente. Todas as regras de acentuação entre a alternativa e a descrição da questão estão compatíveis, o que faz a alternativa estar correta.
- Errou?
A letra A está errada, pois fazendo a correspondência entre os termos do enunciado do exercício e os termos da alternativa A, sabemos que a palavra nós é acentuada por ser um monossílabo tônico terminado em o/os e a palavra cipós é acentuada por ser oxítona terminada em o/os. O erro ocorre pois as regras de acentuação das palavras nós e cipós são diferentes.
A letra C está errada, pois fazendo a correspondência entre os termos do enunciado da questão e os termos da alternativa C, sabemos que a palavra república é acentuada por ser proparoxítona e a palavra exercício é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo crescente. O erro ocorre pois as regras de acentuação das palavras república e exercício são diferentes.
A letra D está errada, pois fazendo a correspondência entre os termos do enunciado do exercício e os termos da alternativa D, sabemos que a palavra nós é acentuada por ser um monossílabo tônico terminado em o/os e a palavra harmônicos é acentuada por ser proparoxítona. A palavra democrático é acentuada por ser proparoxítona e a palavra controvérsias possui acento pois é uma paroxítona terminada em ditongo crescente. A palavra nó é acentuada por ser um monossílabo tônico terminado em o/os enquanto que a palavra exercício é acentuado por ser paroxítona terminada em ditongo crescente. O erro ocorre pois nenhuma regra de acentuação gráfica entre as palavras do enunciado e da alternativa D forma compatíveis.
A letra E está errada, pois fazendo a correspondência entre os termos do enunciado da questão e os termos da alternativa E, sabemos que a palavra democrático é acentuada por é acentuada por ser proparoxítona e a palavra disponível é acentuada por ser paroxítona terminada em l.
Assinale a alternativa em que as palavras estão acentuadas corretamente.
Assinale a alternativa cujas duas palavras – todas retiradas do texto – são acentuadas em virtude da mesma regra.
- Parabéns!
A letra C está correta. As palavras "substância" e "inflamatória" são acentuadas em virtude da mesma regra.
A palavra "substância" é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo oral.
A palavra "inflamatória" é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo oral.
- Errou?
A alternativa A deste exercício de acentuação gráfica está errada, pois as palavras "saudáveis" e "psicológico" são acentuadas por regras diferentes.
A palavra "saudáveis" é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo oral.
A palavra "psicológico" é acentuada por ser proparoxítona, e a regra nos diz que toda palavra proparoxítona é acentuada.
Observação: Após o novo acordo ortográfico, não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas. Ex: celulóide virou celuloide, colméia virou colmeia. Com relação as oxítonas não houve mudanças.
A alternativa B desta questão está errada pois as palavras "cérebro" e "prevalência" são acentuadas por regras diferentes.
A palavra "cérebro" é acentuada pois pelas regras de acentuação gráfica toda palavra proparoxítona é acentuada.
A palavra "prevalência" é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo oral.
A letra D deste problema está errada pois as palavras "concluído" e "aí" são acentuadas por regras diferentes.
A palavra "concluído" é acentuada pois acentuam-se o "i" e "u" tônicos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh".
A palavra "aí" é acentuada por dissílabo formado por um hiato.
Observação: Ai, sem acentuação gráfica, é um monossílabo formado por um ditongo.
A alternativa E deste exercício de acentuação está errada pois as palavras "analisá-lo" e "incidência" são acentuadas por regras diferentes.
A palavra "analisá-lo" é acentuada por ser oxítona terminada em a, seguidas de lo, la, los.
A palavra "incidência" é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo oral.
Marque o item abaixo onde a palavra está acentuada de forma INCORRETA:
Parte 1 da resolução
A palavra "pragmatismo" não é acentuada graficamente e por isso a alternativa A está correta, visto que este exercício solicita que seja identificado a palavra acentuada incorretamente. A letra A está correta pois a palavra "pragmatismo" é um substantivo masculino que não é acentuado por terminar com a letra "o", e somente acentuam-se os vocábulos paroxítonos terminados com as letras l, n, r, x, i(s), u(s), ps, ã(s), ão(s), um(uns) ou terminados em ditongo.
Parte 2 da resolução
Apesar da palavra "café" estar acentuada corretamente, a alternativa B está errada, pois a questão pede que seja identificada a palavra que leva o acento gráfico erroneamente. O vocábulo "café" é oxítono terminado com a letra "e", e por estar dentro da regra de acentuação das oxítonas deve ser acentuado.
Parte 3 da resolução
Apesar da palavra "tráfego" estar acentuada corretamente, a alternativa C está errada, pois a questão pede que seja identificada a palavra acentuada incorretamente. "Tráfego" é uma palavra proparoxítona e conforme as regras de acentuação, toda palavra proparoxítona é acentuada.
Parte 4 da resolução
Apesar da palavra "terapêutico" estar acentuada corretamente, a alternativa D está errada, pois a questão solicita que seja identificada a palavra acentuada de forma errada. "Terapêutico" também é uma palavra proparoxítona, e toda palavra proparoxítona é acentuada, assim como a palavra "tráfego".
Quanto à regra de acentuação, a série de palavras que foi acentuada pela mesma regra é:
Leia a sentença a seguir.
"Nosso interlocutor de pesquisa queria sentir o efêmero prazer e poder proporcionados pela compra de um objeto de status."
Disponível em: https://tinyurl.com/y2l3qbqw . Acesso em: 23 jul. 2019 (Adaptação).
O acento na palavra destacada ocorre pela mesma regra de acentuação observada em:
Assinale a alternativa correta com base na regra gramatical de acentuação da palavra "obstáculos"
#Resumo
-
As alternativas "B", "C" e "D" estão erradas e a alternativa "A" está correta, pois acentuam-se todas as palavras proparoxítonas, sem exceção..
Veja também a resolução completa e detalhada.
Tendo como referência as regras de acentuação vigentes, assinale a alternativa que apresente período com palavra acentuada pela mesma regra da palavra em destaque no período: Nunca contou a Jango, para evitar sua fúria:
Perguntas e Respostas
2. Quais são as regras de acentuação das palavras oxítonas ?
É feliz quem sonha, mas só tem sucesso que se dispõe a pagar o preço para transformar seu sonho em realidade.