Português
Espero que você aprenda muito com este exercício.
Aprofunde-se mais nos seus estudos com : Exercícios Resolvidos

Exercícios sobre a rosa dos ventos com gabarito para aprender sobre os pontos cardeais, colaterais e utilização da rosa dos ventos!

Resolva vários exercícios com gabarito sbre a rosa dos ventos que são mais cobrados em provas e exames aproveitando para treinar e aprender gratuitamente com esta lista de exercícios.


Exercícios sobre a rosa dos ventos com gabarito para aprender sobre os pontos cardeais, colaterais e utilização da rosa dos ventos!

A Rosa dos Ventos é formada por pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. Qual é o significado do ponto subcolateral NNO?

A
Nordeste.
B
Nor-Nordeste.
C
Nor-Noroeste.
D
Noroeste.
E
Lés-nordeste.

Parte 1 da resolução

Pontos cardeais correspondem aos pontos básicos para determinar as direções e são concebidos a partir da posição na qual o Sol se encontra durante o dia.

Para estabelecer uma localização mais precisa são usados os pontos que se encontram no meio dos pontos cardeais, ou seja, os pontos colaterais.

Existem ainda maneiras mais precisas de orientação, oriundas dos pontos cardeais e colaterais, os pontos subcolaterais que se encontram no intervalo de um ponto cardeal e um colateral, totalizando oito pontos, conforme lista abaixo:

  • ENE: lés-nordeste;
  • ESE: lés-sudeste;
  • SSE: sul-sudeste;
  • NNE: nor-nordeste;
  • NNO (ou NNW): nor-noroeste;
  • SSO (ou SSW): sul-sudoeste;
  • OSO (ou WSW): oés-sudoeste;
  • ONO (ou WNW): oés-noroeste.

O significado do ponto subcolateral NNO é nor-noroeste, conforme demonstrado na listagem de pontos subcolaterais acima, o que nos leva a alternativa correta Letra C, conforme solicitado no enunciado do exercício.

Uma rosa dos ventos é uma ferramenta gráfica usada pelos meteorologistas para fornecer uma visão sucinta de como a velocidade e a direção do vento são tipicamente distribuídas em um local específico.


Utilizando a rosa dos ventos, uma pessoa descobriu que a cidade X está localizada à NE da cidade Y. Isso significa que, em relação à cidade X, a cidade Y está localizada a:

A
norte;
B
leste;
C
sudoeste;
D
noroeste;
E
sudeste.


#Resumo

  • As alternativas "A", "B", "D" e "E" estão erradas e a alternativa "C" está correta, pois o enunciado do exercício disse que a cidade x está localizada a nordeste(NE) e pela imagem da rosa dos ventos o ponto colateral oposto correspondente a nordeste é o sudoeste(SO).

Aristóteles Timóstenes inventou a Rosa dos Ventos quando Ptolomeu II, rei do Egito, o escolheu para ser o piloto-mor de sua marinha, sendo que para tal tarefa era necessário que o navegador soubesse interpretar as direções dos ventos. Para Timóstenes havia doze ventos. Entre esses ventos estavam: Bóreas, Nótus, Zéfiro e Apeliotes, em direções opostas. Entre esses quatro ventos haviam mais dois, em cada posição adjacente aos principais. O piloto resolveu então representá-los numa rosa dos ventos.


Um grupo de turistas vai visitar alguns municípios do Espírito Santo. Eles vão sair de Vila Velha para Cachoeiro de Itapemirim.

Considerando o mapa do Espírito Santo e a rosa dos ventos, eles percorrerão as direções:

Mapa do Espírito Santo
A
nordeste – sudoeste.
B
noroeste – sudeste.
C
norte – sul.
D
sudeste – noroeste.
E
sudoeste – nordeste.

Parte 1 da resolução
Pontos colaterais viagem nordeste para sudoeste

Se o grupo de turistas sair de Vila Velha em direção a Cachoeiro do Itapemirim, então conforme demonstrado na imagem eles irão percorrer um trajeto do entre o nordeste e o sudoeste(pontos colaterais da rosa dos ventos) dentro do estado do Espírito Santo, o que nos leva a resposta correta Letra A.

Os pontos CARDEAIS são os pontos principais de uma rosa dos ventos. Eles representam os dois eixos de um plano cartesiano (x e y) referentes às direções norte-sul (eixo y) e leste-oeste (eixo x).


A rosa dos ventos é uma figura que representa oito sentidos, que dividem o círculo em partes iguais.

Uma câmera de vigilância está fixada no teto de um shopping e sua lente pode ser direcionada remotamente, através de um controlador, para qualquer sentido. A lente da câmera está apontada inicialmente no sentido Oeste e o seu controlador efetua três mudanças consecutivas, a saber:

  • 1ª mudança: 135° no sentido anti-horário;
  • 2ª mudança: 60° no sentido horário;
  • 3ª mudança: 45° no sentido anti-horário.

Após a 3ª mudança, ele é orientado a reposicionar a câmera, com a menor amplitude possível, no sentido Noroeste (NO) devido a um movimento suspeito de um cliente.

Qual mudança de sentido o controlador deve efetuar para reposicionar a câmera?

Rosa dos ventos
A
75° no sentido horário.
B
105° no sentido anti-horário.
C
120°no sentido anti-horário.
D
135° no sentido anti-horário.
E
165° no sentido horário.

Parte 1 da resolução
Movimentação câmera de acordo com os graus e direção da rosa dos ventos

Pela imagem acima e pela descrição abaixo, podemos perceber como foi a movimentação da câmera até que sua lente fosse posicionada no sentido noroeste, para acompanhamento do cliente suspeito.

  • Inicialmente a lente da câmera estava posicionada na direção oeste.

  • O primeiro movimento da câmera foi 135° no sentido anti-horário, ou seja, a câmera moveu-se para esquerda até sua lente apontar para o ponto colateral sudeste.

  • Em seguida a câmera movimentou-se 60° no sentido horário, ou seja, a câmera moveu-se para a direita até sua lente apontar para o ponto subcolateral sul-sudoeste.
  • O terceiro movimento da câmera foi 45° no sentido anti-horário, ou seja, a câmera moveu-se para a esquerda novamente até sua lente apontar para o ponto subcolateral sul-sudeste.
  • Por fim para a lente da câmera se posicionar no sentido Noroeste (NO), é necessário que a câmera seja movimentada no sentido horário, ou seja, a câmera deve mover-se 165° para a direita, o que nos leva a resposta correta Letra E.

Se utilizarmos o corpo como rosa dos ventos, ao apontarmos o braço direito para o nascer do sol, o nariz aponta para o norte, o braço esquerdo para o oeste e as costas se voltarão para o sul.


Um dos objetivos do ensino de Geografia é saber interpretar informações em linguagem cartográfica, observando a necessidade de indicação de direções.

Para tanto, o trabalho em sala de aula com a figura apresentada abaixo deve considerar que, dentre outros fatores:

  • 1. a direção Norte corresponde ao Setentrião, Boreal ou Ártico.
  • 2. o Sul é também conhecido como Meridional e Austral.
  • 3. na Rosa-dos-Ventos a direção Este também significa Leste.
  • 4. o Oeste corresponde à localização Ocidental.
  • 5. o Leste corresponde à posição oriental.

Estão corretas:

Rosa dos ventos
A
1 e 2, apenas.
B
2 e 4, apenas.
C
1, 3 e 5, apenas.
D
2, 3, 4 e 5, apenas
E
1, 2, 3, 4 e 5.

Parte 1 da resolução

O Meridiano de Greenwich por convenção divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude. O ocidente se encontra a oeste na rosa dos ventos enquanto o oriente se encontra ao leste.

De acordo com o texto acima sabemos que as afirmações 4 e 5 são verdadeiras, o que faz com que as alternativas A, B e C não sejam a resposta da questão.

  • Os pontos cardeais são os pontos principais de uma rosa dos ventos. Eles representam os dois eixos de um plano cartesiano (x e y) referentes às direções norte-sul (eixo y) e leste-oeste (eixo x).

  • O Leste é representado pela letra L, sendo por vezes denominado "este", sendo chamado também de oriente.

  • O Sul é representado pela letra S, sendo também chamado de meridional ou austral.

  • O Norte é conhecido também por setentrião, setentrional ou boreal, geográfica ou astronomicamente, é uma direção fundamentada no sentido de rotação do planeta e o ponto zero dos quatro pontos cardeais.

á com este segundo texto, sabemos que todas as afirmações estão corretas, o que nos leva a resposta correta Letra E.

A bússola é um equipamento inventado pelos chineses, sendo usada nas navegações. Por ser feita com um campo magnético da Terra, a agulha maior sempre aponta para o Norte. Ela, assim como a Rosa dos Ventos, tem os pontos cardeais e colaterais. Geralmente no interior das bússolas há uma rosa dos ventos desenhada.


Sobre a Rosa dos Ventos e os pontos cardeais e colaterais, julgue verdadeiras (V) ou falsas (F) as proposições.

  • I - Os pontos colaterais são nornordeste (NNE), nor-noroeste (NNW), sul-sudeste (SSE), sul-sudoeste (SSW), lés-nordeste (ENE), léssudeste (ESE), oés-sudeste (WSE) e oés-sudoeste (WSW).
  • II - Os pontos cardeais são Norte (N), Sul (S), Leste (E) e Oeste (W).
  • III - Nordeste (NE), Sudeste (SE) não são pontos colaterais.
  • IV - Noroeste (NW) e Sudoeste (SW) são pontos colaterais.

A sequência correta é:

A
F V F V.
B
F V V F.
C
V V F V.
D
F V F F.
E
V V V F.

Parte 1 da resolução

Na rosa dos ventos os pontos cardeais são: Norte, Leste, Sul e Oeste.

Na rosa dos ventos os pontos colaterais são: Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Noroeste.

Pela afirmativa acima, sabemos que as proposições I e III são falsas e a proposição IV é verdadeira, ou seja, neste exercício as alternativas B, C, D e E estão incorretas e o gabarito correto é a letra A.

Os pontos colaterais, nordeste (NE), sudeste (SE), sudoeste (SO) e noroeste (NO), são pontos intermediários que ficam entre os pontos cardeais.


Partindo de um ponto inicial A, Laura caminhou 4 km para leste, 2 km para sul, 3 km para leste, 6 km para norte, 6 km para oeste e, finalmente, 1 km para sul, chegando no ponto B. Artur partiu do mesmo ponto A de Laura percorrendo X km para norte e 1 km para a direção Y, chegando no mesmo ponto B em que Laura chegou. Sendo Y uma das quatro direções da rosa dos ventos (norte, sul, leste ou oeste), X e Y são, respectivamente,

A
6 e sul.
B
2 e norte.
C
4 e oeste.
D
3 e leste.
E
4 e leste.

Parte 1 da resolução

Etapas do trajeto que Laura fez partindo do ponto inicial A e chegando ao ponto final B.

  • 4 km para leste
  • 2 km para sul
  • 3 km para leste
  • 6 km para norte
  • 6 km para oeste
  • 1 km para sul

Etapas do trajeto que Artur fez partindo do ponto inicial A e chegando ao ponto final B.

  • X km para norte
  • 1 km para a direção Y

Veja abaixo a tabela ilustrativa do trajeto percorrido por Laura e Artur, sendo que a cor rosa é relativa a Laura, a cor azul é relativa ao percurso de Artur e a cor amarela é relativo aos pontos de interseção entre os dois, ou seja, os pontos A e B.

    +  6  5  4  3  2  1  + 
 +  1                    6 
 3                       5 
 2                       4 
 1  2  3  4  +           3 
             1           2 
             2           1 
             +  1  2  3  + 

Comparando-se os dois trajetos percorridos, perceba que Artur foi para o norte e depois para o Leste para chegar ao ponto final B, ou seja, com esta afirmativa sabemos que neste exercício as alternativas A, B e C estão erradas.

Pela tabela, cada quadrado colorido corresponde à distância de 1 km, ou seja, Artur subiu 3 quilômetros para o norte e em seguida andou para o leste, chegando ao ponto final B, ou seja, por esta afirmação a alternativa correta da questão é a letra D.

A divisão regional do Brasil foi elaborada pelo IBGE e resultou em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul, ou seja, dois pontos cardeais(Norte e Sul), dois pontos colaterais(Nordeste e Sudeste) e o centre-oeste sendo uma referência ao centro do país e o ponto cardinal Oeste.


Leia o texto abaixo.

O jardim de caminhos que se bifurcam

(....) Uma lâmpada aclarava a plataforma, mas os rostos dos meninos ficavam na sombra. Um me perguntou: O senhor vai à casa do Dr. Stephen Albert? Sem aguardar resposta, outro disse: A casa fica longe daqui, mas o senhor não se perderá se tomar esse caminho à esquerda e se em cada encruzilhada do caminho dobrar à esquerda.

(Adaptado. Borges, J. Ficções. Rio de Janeiro: Globo, 1997. p.96.)

Quanto à cena descrita acima, considere que

I - o sol nasce à direita dos meninos;

II - o senhor seguiu o conselho dos meninos, tendo encontrado duas encruzilhadas até a casa.

Concluiu-se que o senhor caminhou, respectivamente, nos sentidos:

A
oeste, sul e leste.
B
leste, sul e oeste.
C
oeste, norte e leste.
D
leste, norte e oeste.
E
leste, norte e sul.

A rosa dos ventos pode ser utilizada como recurso de localização absoluta ou relativa. A localização absoluta é aquela que aponta com precisão a posição de um dado local na superfície terrestre. Já a localização relativa é aquela que corresponde à situação do local apontado, como no caso de responder perguntas como: qual a posição de minas gerais em relação a Bahia ? e em relação a São Paulo ?


Observe a planta da cidade de João Pessoa:

O mapa da imagem abaixo apresenta uma trajetória, assinalada em linha reta, entre o Hotel Tambaú (Ponto A) e o Estádio José Américo (Almeidão – Ponto B). Partindo-se do ponto A para o ponto B, o trajeto ocorre na direção:

Mapa da cidade de João Pessoa
A
Nordeste – Sudoeste
B
Noroeste – Sudeste
C
Nordeste - Sudeste
D
Sudoeste – Nordeste
E
Leste – Oeste

Os pontos subcolaterais são oito, e aparecem em posições intermediárias entre os pontos colaterais e os pontos cardeais. São eles: Norte-Nordeste, Leste-Nordeste, Leste-Sudeste, Sul-Sudeste, Sul-Sudoeste, Oeste-Sudoeste, Oeste-Noroeste e Norte-Noroeste.


De acordo com o desenho abaixo, considerando que são 18 horas, se a bola for chutada do centro em direção aos pontos A, B e C respectivamente, as direções percorridas serão:

Campo de futebol coordenadas geográficas
A
oeste, sul, sudeste
B
leste, sul, sudoeste
C
oeste, norte, noroeste
D
sul, leste, noroeste
E
leste, norte, noroeste


#Resumo

  • As alternativas "A", "B", "C" e "D" estão erradas e a alternativa "E" está correta, pois raciocinando-se logicamente sabemos que o sol se põe a oeste e consequentemente a direção A corresponde ao leste, B ao norte e C ao noroeste.

Apresentada em um formato circular, a rosa dos ventos moderna mostra a frequência dos ventos soprando de direções específicas durante um período especificado. Compilar uma rosa dos ventos é uma das etapas preliminares na construção de pistas de aeroportos, já que as aeronaves podem ter uma velocidade de solo menor tanto no pouso quanto na decolagem quando apontadas contra o vento.


A figura abaixo representa uma rosa dos ventos, a qual, segundo Girardi (2007), “[...] foi primeiro desenhada na própria bússola e depois inserida nos mapas como apoio à leitura da bússola”.

A rosa dos ventos, na figura abaixo, mostra os pontos cardeais Norte (N), Sul (S), Oeste (O) e Leste (L). Analise a figura e, no que se refere aos pontos colaterais da rosa dos ventos, assinale a alternativa incorreta.

Rosa dos ventos/bússola
A
Nordeste (NE) está entre N e L
B
Sudeste (SE) está entre o S e L
C
Sudoeste (SO) está entre o S e O
D
Noroeste (NO) está entre o N e O
E
Centro-oeste (CE) está entre N e S

Perguntas e Respostas

1.  O que é a rosa dos ventos em geografia?

2.  Quais os pontos cardeais e colaterais da rosa dos ventos?

3.  Para que serve a rosa dos ventos?

4.  Quantos pontos tem a rosa dos ventos?

Podemos viajar por todo o mundo em busca do que é belo, mas se já não o trouxermos conosco, nunca o encontraremos.


exerciciosresolvidos.com.br

Acreditamos na educação gratuita e de qualidade. Nos ajude com sua opinião, sugestão ou crítica enviando um e-mail para: exerciciosresolvidosbr@gmail.com

Copyright © 2024. Built with ❤ Love