Exercícios de orientação a objetos com respostas

Para mandar bem em provas, exames e concursos treine e aprenda gratuitamente com os exercícios de orientação a objetos resolvidos.

📌
Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: SANASA Campinas

Considere que um Analista de TI sabe que uma classe Pessoa Física e uma classe Pessoa Jurídica possuem o atributo nome como uma informação em comum e que o CPF é um atributo específico para a Pessoa Física e o CNPJ é um atributo específico para Pessoa Jurídica. Então o Analista criou uma outra classe com o atributo nome e seu objetivo é que haja herança deste e, eventualmente, outros métodos e atributos, para as classes filhas, Pessoa Física e Pessoa Jurídica, que já existiam.

Essa classe criada não é instanciada, apenas fornece um modelo para geração de outras classes, e é denominada


Parte 1 da resolução

A letra A está errada pois uma subclasse ou classe derivada é uma classe que é definida através da herança a partir de outra classe. De acordo com o enunciado do exercício as subclasses seriam as classes filhas Pessoa Jurídica e Pessoa Física.

Parte 2 da resolução

A letra B está errada pois na orientação a objetos existe o construtor de uma classe, mas é um conceito vinculado a métodos e não ao tipo de classe.

Parte 3 da resolução

A letra C está correta pois classes abstratas servem como modelos para as classes derivadas ou subclasses. As classes abstratas somente podem ser estendidas e não instanciadas e caso ela possua métodos abstratos as classes derivadas devem implementar tais métodos. Para reafirmar a resposta o enunciado do exercício diz que e "essa classe criada não é instanciada, apenas fornece um modelo para geração de outras classes" e "o Analista criou uma outra classe com o atributo nome e seu objetivo é que haja herança deste".

Parte 4 da resolução

A letra D está errada pois na orientação a objetos existe o conceito de sobrescrita de métodos e não de classe sobrescrita.

Parte 5 da resolução

A letra E está errada pois o pacote serve para organizar classes e bibliotecas e não está relacionado ao fornecimento de um modelo para geração de outras classes.

💡

A programação orientada a objetos surgiu como uma alternativa a programação estruturada. O intuito de sua criação foi o de aproximar o manuseio das estruturas de um programa ao manuseio das coisas do mundo real, daí o nome "objeto" como uma algo genérico, que pode representar qualquer coisa tangível.

📌
Ano: 2019 Banca: UFMG Órgão: UFMG

Os quatro pilares do paradigma de Orientação a Objetos são:


Parte 1 da resolução

A alternativa D está correta pois segundo o artigo "Os 4 pilares da Programação Orientada a Objetos" publicado no site devmedia, os 4 pilares da programação orientada a objeto são:

  • Abstração:
    • É utilizada para a definição de entidades do mundo real, classes. As classes possuem identidade(unicidade), propriedades(características do objeto) e métodos(ações que o objeto irá executar).

  • Encapsulamento:
    • O encapsulamento esconde detalhes internos do funcionamento dos métodos de uma classe para os objetos. A maior parte das linguagens orientadas a objetos implementam o encapsulamento baseado em propriedades privadas, ligadas a métodos especiais chamados getters e setters, que irão retornar e setar o valor da propriedade, respectivamente. Essa atitude evita o acesso direto a propriedade do objeto, adicionando uma outra camada de segurança à aplicação.

  • Herança:
    • A Herança possibilita que as classes compartilhem seus atributos, métodos e outros membros da classe entre a classe pai e as classes derivadas. Algumas linguagens, como o C++, usam herança múltipla, ou seja, um objeto pode herdar características de vários “ancestrais” ao mesmo tempo. Já outras linguagens como Java, PHP, etc, permitem somente a herança de uma classe derivada com uma classe pai somente.

  • Polimorfismo:
    • O polimorfismo ocorre quando duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse invocam métodos que têm a mesma identificação (assinatura) mas comportamentos distintos. O polimorfismo está intimamente conectado à herança.

As alternativas A, B e C estão erradas pois sequenciamento, procedimento, bibliotecas, classes, objetos, atributos e métodos não são pilares do paradigma de orientação a objetos, apesar de serem conceitos importantes para a orientação a objetos.

💡

O termo polimorfismo é originário do grego e significa "muitas formas". Polimorfismo é o princípio pela qual duas classes derivam de uma mesma superclasse, podendo invocar métodos que tenham a mesma assintura, mas comportamentos distintos.

📌
Ano: 2019 Banca: IDECAN Órgão: IF-PB

Sobre os conceitos de Orientação a Objetos, identifique com “V” caso verdadeiro ou “F” caso falso as assertivas a seguir.

( ) A Sobrescrita permite que, em uma mesma classe, tenhamos vários métodos com o mesmo nome, mas com a assinatura diferente.

( ) Objetos são instâncias de uma classe que possui os atributos e as operações definidos na classe.

( ) Superclasse é uma especialização de um conjunto de classes através de herança.

( ) A Sobrecarga possibilita que o mesmo nome possa ser utilizado em diferentes métodos em uma mesma classe, desde que, por exemplo, as quantidades de parâmetros sejam diferentes.

( ) Classe encapsula dados para descrever o conteúdo de alguma entidade do mundo real.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é


Parte 1 da resolução

A afirmativa "A Sobrescrita permite que, em uma mesma classe, tenhamos vários métodos com o mesmo nome, mas com a assinatura diferente." está errada, pois sobrescrita ou override ocorre quando um método herdado de uma superclasse é especializado, alterando o seu comportamento na subclasse. A sobrescrita de métodos consiste basicamente em criar um novo método na classe filha, contendo a mesma assinatura e mesmo tipo de retorno do método sobrescrito.

Como o valor lógico do primeiro item é falso(F), então sabemos que as alternativas A, B e E estão erradas.

Parte 2 da resolução

A afirmativa "Superclasse é uma especialização de um conjunto de classes através de herança." está errada, pois os conceitos de superclasse e subclasse foram trocados, o que nos leva a conclusão que a alternativa D está errada e que a letra C é a resposta correta do exercício.

📌
Ano: 2019 Banca: IF-PA Órgão: IF-PA

Quanto aos conceitos do paradigma da orientação a objetos, é CORRETO afirmar:


Polimorfismo é um conceito usado em programação orientada a objetos, e envolve a seleção dinâmica baseada

📌
Ano: 2018 Banca: FAURGS Órgão: BANRISUL

Considere as seguintes afirmações sobre alguns fundamentos de Análise de Sistemas orientada a objetos.

I - Classe é um conceito orientado a objeto que encapsula dados e abstrações procedurais necessárias para descrever o conteúdo e o comportamento de alguma entidade do mundo real. Podese dizer que classe é uma descrição generalizada que descreve uma coleção de objetos similares.

II - Superclasse é a generalização de um conjunto de classes a ela relacionadas.

III - Subclasse é uma especialização da superclasse. Uma subclasse herda todos os atributos e operações associadas à sua superclasse e não pode incorporar atributos ou operações adicionais específicos.

Quais estão corretas?

📌
Ano: 2018 Banca: PR-4 UFRJ Órgão: UFRJ

Com relação aos conceitos de orientação objeto, existe uma característica que faz com que detalhes internos do funcionamento dos métodos de uma classe permaneçam ocultos para os objetos e que por conta dessa técnica, o conhecimento a respeito da implementação interna da classe é desnecessário do ponto de vista do objeto, uma vez que isso passa a ser responsabilidade dos métodos internos da classe. A característica apresentada se refere a:

📌
Ano: 2019 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE

Marque a alternativa que representa a definição de herança, em orientação a objetos.

📌
Ano: 2019 Banca: COVEST-COPSET Órgão: UFPE

No contexto dos principais elementos conceituais do modelo de objetos, assinale a alternativa que define corretamente o conceito de encapsulamento.

📌
Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: TRF - 3ª REGIÃO

O Polimorfismo, um dos Pilares da Programação Orientada a Objetos - POO,

🙋 Perguntas e Respostas

🙂

Motive-se


Lute até o fim, porque sua vida dependerá da força que você tem dentro de ti.


exerciciosresolvidos.com.br

Acreditamos na educação gratuita e de qualidade. Nos ajude com sua opinião, sugestão ou crítica : exerciciosresolvidosbr@gmail.com

Copyright © 2021. Built with ❤ Love