Exercícios de crase com gabarito, resolução e comentários

Mande bem nos exercícios de crase treinando gratuitamente com esta lista de exercícios de crase com gabarito.

Exercício 1 de 10

Ano: 2018 Banca: IDECAN Órgão: CRF-SP Cargo: Farmacêutico Fiscal

📌 Em "Da mesma maneira que vão à drogaria comprar remédios, eles levam o receituário à biblioteca e tomam emprestados os volumes aconselhados." (4º§) pode-se afirmar que:

Parte 1 da resolução

Para começar a resolver o exercício, é essencial lembrar-se da seguinte regra de crase:

  • A crase é obrigatória quando houver um verbo que exige a preposição a em seguida houver uma palavra feminina.

Parte 2 da resolução

Em seguida deve-se relembrar a regência dos verbos ir e levar:

  • O verbo ir com sentido de passar ou transitar de um lugar a outro é regido pela preposição "a", ou seja : Quem vai, vai a algum lugar.
  • O verbo levar com sentido de conduzir algo ou alguém a determinado lugar é regido pela preposição "a", ou seja : Aquilo que leva, leva a algo.

Parte 3 da resolução

Para finalizar basta identificar o genêro dos substantivos biblioteca e drogaria, que define qual artigo será usado.

  • Biblioteca e drogaria são substantivos femininos, e por isso são acompanhadas do artigo feminino a, ou seja, a biblioteca e a drogaria.

Sabendo-se que a crase do trecho "que vão à drogaria" corresponde a junção da preposição "a" da regência do verbo ir com o artigo "a" do substantivo drogaria e que a crase do trecho "levam o receituário à biblioteca" corresponde a junção preposição "a" relativo à regência do verbo levar com o artigo "a" do substantivo biblioteca, chegamos a resposta Letra C em que as duas ocorrências de crase ocorrem pelo mesmo motivo.

💡 Crase é junção da preposição "a" com o artigo definido feminino singular "a" ou no plural "as".

Exercício 2 de 10

Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: UFTM Cargo: Assistente em Administração

📌 Quando chega _____ introdução do texto, o leitor espera que ali esteja anunciado o assunto. É preciso preparar-se para a marcha inicial, pois não se dá início _____ viagem sem se saber o destino. Cabe _____ essa parte do texto convidar o leitor para a leitura. Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas do enunciado devem ser preenchidas, respectivamente, com:

Parte 1 da resolução

A crase do trecho "Quando chega à introdução do texto" é justificada pela junção da preposição "a" com o artigo "a" conforme explicitado abaixo :

  • O verbo chegar é transitivo indireto, ou seja, exige preposição quado apresenta o sentido de :
    • Aproximar-se de um lugar para onde se foi.
    • Atingir ou alcançar um determinado lugar.
  • A palavra introdução é substantivo feminino, ou seja, é precedido do artigo "a".

Parte 2 da resolução

A crase do trecho "não se dá início à viagem" também é justificada pela junção da preposição "a" com o artigo "a" conforme explicitado abaixo :

  • O verbo dar apresenta uma pluralidade de significados, podendo atuar como transitivo direto e indireto, transitivo direto, transitivo indireto, pronominal e até intransitivo.
    • Dar algo a alguém.
  • A palavra viagem é um substantivo feminino precedido do artigo "a".

Parte 3 da resolução

Por fim o trecho "Cabe a essa parte do texto..." apresenta um caso de crase proibida, pois no geral não se usa crase antes pronomes, com algumas exceções como os pronomes demonstrativos aquela, aquele, etc.

Com as três análises acima chega-se a resposta Letra E "à … à … a"

💡 A crase NÃO deve ser usada antes de palavras de genêro masculino. Exemplo: Por favor, esceva seu nome à a lápis.

Exercício 3 de 10

Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: TRF - 4ª REGIÃO Cargo: Analista Judiciário - Área Judiciária

📌 É plenamente adequado o emprego de pronomes e do sinal indicativo de crase em:

💡 Verbos não admitem determinantes e por este motivo não ocorre crase antes de verbos.

Exercício 4 de 10

Ano: 2019 Banca: UFRR Órgão: UFRR Cargo: Técnico em assuntos educacionais

📌 A exemplo do uso da crase em "Se conformam e se recolhem às suas novenas", escolha a opção em que o mesmo uso é necessário:

Exercício 5 de 10

Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: Câmara de Piracicaba SP Cargo: Jornalista

📌 Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase a seguir, quanto ao emprego do sinal indicativo da crase. O que deve causar preocupação à _______________ ?

Parte 1 da resolução

A alternativa A está errada, pois a palavra "todos" é um pronome indefinido que está no plural. Para haver crase é necessário que a palavra relativa à alternativa correta seja um substantivo feminino, pois a crase ocorre entre a contração da preposição "a" da regência do verbo com o artigo feminino "a" do substantivo feminino.

Parte 2 da resolução

A alternativa B também está errada, pois a palavra "você" é um pronome de tratamento e não um substantivo feminino, e por isso não ocorre crase.

Parte 3 da resolução

A alternativa C está errada, pois a palavra "pessoas" é um substantivo feminino que está no plural. O erro da alternativa se justifica pois a crase "à" do enunciado do exercício está no singular, e para que a concordância estivesse correta a palavra "pessoas" também deveria estar no singular.

Parte 4 da resolução

A alternativa D também está errada, pois a palavra "nós" é um pronome pessoal do caso reto e não um substantivo feminino, e pela rezão apresentada não ocorre crase.

Parte 5 da resolução

A alternativa E está correta, pois a palavra "população" é um substantivo feminino que está no singular. O artigo feminino que acompanha o substantivo "população" se contrai com a preposição "a" relativa a regência do verbo causar, justificando a ocorrência da crase.

Exercício 6 de 10

Ano: 2019 Banca: AMEOSC Órgão: Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC Cargo: Professor de História

📌 Analise os trechos e assinale a alternativa correta quanto ao uso da crase:

Exercício 7 de 10

Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: Prefeitura de Itapevi - SP Cargo: Controlador Interno

📌 Assinale a alternativa redigida em conformidade com a norma-padrão quanto às regras de regência e à ocorrência da crase.

Exercício 8 de 10

Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: Prefeitura de Campinas - SP Cargo: Agente fiscal tributário

📌 Por que um mecanismo que em tudo parece levar __ conexão entre pessoas e, por conseguinte, melhorar a vida humana é, ao mesmo tempo, produtor de sofrimento, frustração e violência? Uma hipótese ___ ser considerada é que o ambiente digital, por natureza desumano, mais impede as relações do que __ favorece. Cuidar da qualidade das relações na época em que tudo vale pela quantidade é um caminho de cura contra ___ oferta venenosa da coletividade __ qualquer preço.

(Cult, junho de 2019. Adaptado)

De acordo com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:

Exercício 9 de 10

Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: Câmara de Piracicaba - SP Cargo: Motorista Parlamentar

📌 Considerando a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da frase a seguir. A ajuda psicológica é responsável ___________ beneficiar muitas pessoas no que diz respeito__________ mudança de comportamento. Porém nem sempre é fácil convencê-las de que isso _________ fará bem.

Exercício 10 de 10

Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: Metrô - SP Cargo: Agente de Segurança Metroviária

📌 Na palavra “amor” I algo tão ambíguo, tão sugestivo, que tanto fala II recordação e III esperança, que mesmo IV mais fraca inteligência e o mais frio coração percebem algo do cintilar desse termo.

(Adaptado de: Friedrich Nietzsche. 100 aforismos sobre o amor e a morte. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p.23)

Em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas I, II, III e IV do texto devem ser preenchidas, respectivamente, por:

🙋 Perguntas e Respostas

A origem da palavra crase vem do grego "krâsis" e significa fusão ou mistura, ou seja, fusão entre artigos definidos "a" ou "as" com preposição ou pronomes.

Quando ocorrer a junção entre o artigo definido "a" ou "as" com a preposição "a" em uma frase ou expressão a crase deverá ser usada.

  • Na frase "Hoje iremos à praia para aproveitar o fim de semana." a crase foi utilizada graças ao fato do verbo ir ter o sentido de apresentar-se em determinado lugar, ou seja, ele é transitivo indireto e exige a preposição "a", enquanto que "praia" é um substantivo feminino e exige o artigo "a"

Quando ocorrer a junção entre o artigo definido "a" ou "as" com o pronome demonstrativo "a", "as", "aquele", "aquela" e "aquilo" em uma frase ou expressão a crase também deverá ser usada.

  • Na frase "Essa estrada leva àquele lugar maravilhoso." a crase foi usada devido ao fato de o verbo levar ter o sentido de dar acesso a, ou seja, ele também é transitivo indireto e exige a preposição "a" que se juntou ao "a" inicial do pronome aquele.

A crase é indicada e representada pelo acento grave "`". Para facilitar a memorização, o símbolo da crase é oposto do símbolo do acento agudo "´".

Para ocorrer a crase, a condição necessária é a contração entre a preposição "a" e o artigo "a", mesmo que artigo seja implícito.

Os verbos são classes de palavras que não admitem determinantes(termo que acompanha o substantivo), ou seja, não admitem artigos pois os verbos não são nomes femininos e admitem somente preposição de forma que a regra da crase não é atendida.

Para exemplificar na frase "Começou a chover." o "a" é uma preposição e não um artigo, e por este motivo não ocorre crase.

4.  
Quando se usa crase antes de pronome demonstrativo ?

A crase será usada antes dos pronomes demonstrativos aquele, aquela e aquilo sempre que o termo anterior exigir a preposição "a". Por outro lado não se usa acento grave com os pronomes demonstrativos essa e esta por não iniciarem com a vogal "a".

  • Refiro-me àquela mulher.
  • Refiro-me a esta mulher.

  • Antes de nomes próprios femininos a crase é facultativa. As seguintes formas "entreguei o dinheiro a Gabriela" ou "entreguei o dinheiro à Gabriela" estão corretas.
  • O uso do acento grave antes de pronomes possesivos é facultativo pois o uso do artigo também é facultativo. Ambas as seguintes formas "Diga a sua mãe que seu pai não o buscará hoje na escola" ou "Diga à sua mãe que seu pai não o buscará hoje na escola" estão corretas.
  • É facultativo o uso da crase depois do pronome até quando anteceder um substantivo feminino. As seguintes formas "Fomos até a escola e não entramos" ou "Fomos até à escola e não entramos" estão corretas.

🙂 Motive-se

Conhecimento não é aquilo que você sabe, mas o que você faz com aquilo que você sabe.