Português
Espero que você aprenda muito com este exercício.
Aprofunde-se mais nos seus estudos com : Exercícios Resolvidos

10 exercícios de crase com gabarito, resolução passo a passo e comentários detalhados!

Mande bem nos exercícios de crase treinando gratuitamente com esta lista de exercícios de crase com gabarito.


10 exercícios de crase com gabarito, resolução passo a passo e comentários detalhados!

Em "Da mesma maneira que vão à drogaria comprar remédios, eles levam o receituário à biblioteca e tomam emprestados os volumes aconselhados." (4º§) pode-se afirmar que:

A
as duas ocorrências de crase são de caráter facultativo.
B
na segunda ocorrência de crase há uma locução feminina.
C
as duas ocorrências de crase justificam-se pelo mesmo motivo.
D
apenas uma das duas ocorrências de crase é de caráter facultativo.

Parte 1 da resolução

A regra de crase que deve ser levada em consideração para resolução destes exercício é:

  • A crase é obrigatória quando houver um verbo que exige a preposição a em seguida houver uma palavra feminina.

Em seguida devemos nos lembrar das regências abaixo dos verbos ir e levar:

  • O verbo ir com sentido de passar ou transitar de um lugar a outro é regido pela preposição "a", ou seja : Quem vai, vai a algum lugar.
  • O verbo levar com sentido de conduzir algo ou alguém a determinado lugar é regido pela preposição "a", ou seja : Aquilo que leva, leva a algo.

Por fim biblioteca e drogaria são substantivos femininos, e por isso são acompanhadas do artigo feminino "a", ou seja, a biblioteca e a drogaria.

Analisando as informações acima sobre a regra de crase, a regência dos verbos ir e levar e o gênero das palavras biblioteca e drogaria chega-se a resposta Letra C, em que a ocorrência da crase em "vão à drogaria" e "levam o receituário à biblioteca" se justificam pelo mesmo motivo.

Crase é junção da preposição "a" com o artigo definido feminino singular "a" ou no plural "as".


Quando chega _____ introdução do texto, o leitor espera que ali esteja anunciado o assunto. É preciso preparar-se para a marcha inicial, pois não se dá início _____ viagem sem se saber o destino. Cabe _____ essa parte do texto convidar o leitor para a leitura. Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas do enunciado devem ser preenchidas, respectivamente, com:

A
à … há … a
B
na … a … à
C
a … à … há
D
na … à … à
E
à … à … a

Parte 1 da resolução

A crase do trecho "Quando chega à introdução do texto" é justificada pela junção da preposição "a" com o artigo "a" conforme explicitado abaixo :

  • O verbo chegar é transitivo indireto, ou seja, exige preposição quado apresenta o sentido de :
    • Aproximar-se de um lugar para onde se foi.
    • Atingir ou alcançar um determinado lugar.
  • A palavra introdução é substantivo feminino, ou seja, é precedido do artigo "a".
Parte 2 da resolução

A crase do trecho "não se dá início à viagem" também é justificada pela junção da preposição "a" com o artigo "a" conforme explicitado abaixo :

  • O verbo dar apresenta uma pluralidade de significados, podendo atuar como transitivo direto e indireto, transitivo direto, transitivo indireto, pronominal e até intransitivo.
    • Dar algo a alguém.
  • A palavra viagem é um substantivo feminino precedido do artigo "a".
Parte 3 da resolução

Por fim o trecho "Cabe a essa parte do texto..." apresenta um caso de crase proibida, pois no geral não se usa crase antes pronomes, com algumas exceções como os pronomes demonstrativos aquela, aquele, etc.

Com as três análises acima chega-se a resposta Letra E "à … à … a"

A crase NÃO deve ser usada antes de palavras de genêro masculino. Exemplo: Por favor, esceva seu nome à a lápis.


É plenamente adequado o emprego de pronomes e do sinal indicativo de crase em:

A
Diante da morte do pai, o filho não apenas lhe lamenta como se vê submetido à culpas inconsoláveis e a profundos remorsos.
B
Kafka escreveu uma Carta ao pai, carregando-lhe de sentimentos duros, que o leitor à muito custo acompanhará.
C
Ninguém se sentirá alheio às provações que Kafka nos conta em sua carta, a propósito das dores que o pai lhe infligiu.
D
As emoções que provoca no leitor à leitura da carta de Kafka ao pai devem-se ao poder da ficção que lhe captura.
E
As palavras da Carta conduzem o leitor, passo à passo, pelas dores e humilhações que o pai de Kafka fez-lhe passar.

Parte 1 da resolução

A letra A está errada pois na frase "Diante da morte do pai, o filho não apenas lhe lamenta como se vê submetido à culpas inconsoláveis e a profundos remorsos." a palavra culpa está no plural, então o correto seria "às" também no plural.

Parte 2 da resolução

A letra B está errada pois na frase "Kafka escreveu uma Carta ao pai, carregando-lhe de sentimentos duros, que o leitor à muito custo acompanhará." o verbo carregar é transitivo direto e o pronome lhe é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, uma preposição. O correto seria substituir "carregando-lhe" por "carregando-a" já que carregando se refere ao substantivo feminino carta.

Parte 3 da resolução

A letra C está correta pois no trecho "alheio às provações" a regência nominal do adjetivo alheio pede a preposição "a" e o substantivo provação é feminino e pede o artigo "a", ou seja, ocorre uma contração entre a preposição "a" e o artigo "a".

Parte 4 da resolução

A letra D está errada pois na frase "As emoções que provoca no leitor à leitura da carta de Kafka ao pai devem-se ao poder da ficção que lhe captura." a leitura é o sujeito e provocar é um verbo transitivo direto, ou seja, não leva preposição e por isso não há de se falar em crase. Para melhorar a compreensão uma possível reescrita seria: "A leitura provoca emoções no leitor."

Parte 5 da resolução

A letra E está errada, pois na frase "As palavras da Carta conduzem o leitor, passo à passo, pelas dores e humilhações que o pai de Kafka fez-lhe passar." a expressão "passo a passo" não leva crase pois passo é uma palavra masculina que é antecedida pelo artigo masculino "o", sendo que a crase ocorre pela contração do artigo feminino "a" com a preposição "a".

Verbos não admitem determinantes e por este motivo não ocorre crase antes de verbos.


A exemplo do uso da crase em "Se conformam e se recolhem às suas novenas", escolha a opção em que o mesmo uso é necessário:

A
espera pela hora do parto a deixou tensa.
B
Manoel visava a fama prometida pela televisão.
C
Voltamos a pé.
D
Eles voltaram do sítio a cavalo.
E
Diga a ela que não estou em casa.

Não se usa crase em expressões com palavras repetidas como em: cara a cara, dia a dia, frente a frente, ponta a ponta e gota a gota.


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase a seguir, quanto ao emprego do sinal indicativo da crase. O que deve causar preocupação à _______________ ?

A
todos
B
você
C
pessoas
D
nós
E
população

Parte 1 da resolução

A alternativa A está errada, pois a palavra "todos" é um pronome indefinido que está no plural. Para haver crase é necessário que a palavra relativa à alternativa correta seja um substantivo feminino, pois a crase ocorre entre a contração da preposição "a" da regência do verbo com o artigo feminino "a" do substantivo feminino.

Parte 2 da resolução

A alternativa B também está errada, pois a palavra "você" é um pronome de tratamento e não um substantivo feminino, e por isso não ocorre crase.

Parte 3 da resolução

A alternativa C está errada, pois a palavra "pessoas" é um substantivo feminino que está no plural. O erro da alternativa se justifica pois a crase "à" do enunciado do exercício está no singular, e para que a concordância estivesse correta a palavra "pessoas" também deveria estar no singular.

Parte 4 da resolução

A alternativa D também está errada, pois a palavra "nós" é um pronome pessoal do caso reto e não um substantivo feminino, e pela rezão apresentada não ocorre crase.

Parte 5 da resolução

A alternativa E está correta, pois a palavra "população" é um substantivo feminino que está no singular. O artigo feminino que acompanha o substantivo "população" se contrai com a preposição "a" relativa a regência do verbo causar, justificando a ocorrência da crase.


Analise os trechos e assinale a alternativa correta quanto ao uso da crase:

A
Sua moto é igual à que comprei.
B
Hoje vamos passear no rancho à cavalo.
C
Ontem encontrei o Claudinho, ficamos frente à frente e nos beijamos.
D
Não devo nada à ninguém.

Assinale a alternativa redigida em conformidade com a norma-padrão quanto às regras de regência e à ocorrência da crase.

A
Telejornais apresentam à população um resumo dos eventos que lhe despertaram interesse nas redes sociais.
B
Indivíduos são chamados à tirar suas conclusões sobre fatos que os são apresentados diariamente.
C
Cada vez mais têm chegado à mim frases das quais me fazem refletir sobre os valores da sociedade atual.
D
É inegável que às redes sociais influenciam o modo como interagimos com o mundo e o damos sentido.
E
Tem sido comum pessoas compartilharem informações de maneira instantânea, sem analisar-lhes à fundo.

Por que um mecanismo que em tudo parece levar __ conexão entre pessoas e, por conseguinte, melhorar a vida humana é, ao mesmo tempo, produtor de sofrimento, frustração e violência? Uma hipótese ___ ser considerada é que o ambiente digital, por natureza desumano, mais impede as relações do que __ favorece. Cuidar da qualidade das relações na época em que tudo vale pela quantidade é um caminho de cura contra ___ oferta venenosa da coletividade __ qualquer preço.

(Cult, junho de 2019. Adaptado)

De acordo com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:

A
à ... a ... às ... a ... a
B
à ... a ... as ... a ... a
C
à ... à ... as ... à ... à
D
a ... a ... a ... à ... à
E
a ... à ... às ... à ... a

Considerando a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da frase a seguir. A ajuda psicológica é responsável ___________ beneficiar muitas pessoas no que diz respeito__________ mudança de comportamento. Porém nem sempre é fácil convencê-las de que isso _________ fará bem.

A
em … a … lhes
B
de … à … os
C
por … à … lhes
D
a … a … os
E
com … a … lhes

Na palavra “amor” I algo tão ambíguo, tão sugestivo, que tanto fala II recordação e III esperança, que mesmo IV mais fraca inteligência e o mais frio coração percebem algo do cintilar desse termo.

(Adaptado de: Friedrich Nietzsche. 100 aforismos sobre o amor e a morte. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p.23)

Em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas I, II, III e IV do texto devem ser preenchidas, respectivamente, por:

A
a − à − à − a
B
há − à − à − a
C
há − a − a − à
D
a − a − a − a
E
há − à − a − à

Perguntas e Respostas

1.  O que é crase ?

2.  Quando se usa crase e qual o seu símbolo ?

3.  Porque não usar crase antes de verbos ?

4.  Quando se usa crase antes de pronome demonstrativo ?

5.  Quando a crase é facultativa ?

Conhecimento não é aquilo que você sabe, mas o que você faz com aquilo que você sabe.


exerciciosresolvidos.com.br

Acreditamos na educação gratuita e de qualidade. Nos ajude com sua opinião, sugestão ou crítica enviando um e-mail para: exerciciosresolvidosbr@gmail.com

Copyright © 2024. Built with ❤ Love