Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da . . .

Exercício 5 de 10 em: Português / Crase

Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: Câmara de Piracicaba SP Cargo: Jornalista

📌 Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase a seguir, quanto ao emprego do sinal indicativo da crase. O que deve causar preocupação à _______________ ?

Parte 1 da resolução

A alternativa A está errada, pois a palavra "todos" é um pronome indefinido que está no plural. Para haver crase é necessário que a palavra relativa à alternativa correta seja um substantivo feminino, pois a crase ocorre entre a contração da preposição "a" da regência do verbo com o artigo feminino "a" do substantivo feminino.

Parte 2 da resolução

A alternativa B também está errada, pois a palavra "você" é um pronome de tratamento e não um substantivo feminino, e por isso não ocorre crase.

Parte 3 da resolução

A alternativa C está errada, pois a palavra "pessoas" é um substantivo feminino que está no plural. O erro da alternativa se justifica pois a crase "à" do enunciado do exercício está no singular, e para que a concordância estivesse correta a palavra "pessoas" também deveria estar no singular.

Parte 4 da resolução

A alternativa D também está errada, pois a palavra "nós" é um pronome pessoal do caso reto e não um substantivo feminino, e pela rezão apresentada não ocorre crase.

Parte 5 da resolução

A alternativa E está correta, pois a palavra "população" é um substantivo feminino que está no singular. O artigo feminino que acompanha o substantivo "população" se contrai com a preposição "a" relativa a regência do verbo causar, justificando a ocorrência da crase.

Veja também as perguntas respondidas abaixo.

brand logo

Pergunta


Quando se usa crase e qual o seu símbolo ?

Acessar resposta.

brand logo

Pergunta


Quando se usa crase antes de pronome demonstrativo ?

Acessar resposta.

brand logo

Pergunta


Utiliza-se crase antes de pronomes de tratamento ?

Acessar resposta.


exerciciosresolvidos.com.br

Acreditamos na educação gratuita e de qualidade. Nos ajude com sua opinião, sugestão ou crítica : exerciciosresolvidosbr@gmail.com

Copyright © 2020. Built with ❤ Love