Exercícios sobre o feudalismo com gabarito para enem e vestibular

Resolva vários exercícios sobre o feudalismo com gabarito para treinar para o enem e vestibular gratuitamente.

Exercícios sobre o feudalismo com gabarito para enem e vestibular

Sobre o feudalismo, que perdurou em grande parte da Europa medieval, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

A
Dentre as origens romanas que colaboraram para a formação do sistema feudal pode-se citar o “colonato”, que acabou formando os servos medievais.
B
O sistema feudal não contou com a antiga estrutura escravista do Império Romano, utilizando-se da mão-de-obra servil.
C
A formação do feudalismo, de um modo geral, iniciou com a desagregação do Império Romano do Ocidente e as invasões dos povos bárbaros na Europa Ocidental.
D
Em sua fase inicial se caracterizou por uma economia de mão-de-obra assalariada e de uma interdependência econômica entre os diversos feudos estabelecidos na Europa.

Feudalismo compreende o sistema político, econômico e social que predominou na Europa Ocidental entre o início da Idade Média até a afirmação dos Estados modernos, tendo seu apogeu entre os séculos XI e XIII. O feudalismo deve sua formação a uma série de fatores, entre eles a desagregação do Império Romano, o declínio da escravidão e do comércio, a ruralização da população, a formação de múltiplos senhorios e reinos bárbaros independentes, a incapacidade da maioria dos sacro-imperadores romano-germânicos em reconstituir uma unidade política abrangente e eficiente, a supressão do paganismo e o fortalecimento político da Igreja Católica e do movimento monástico. O feudalismo evoluiu lentamente até se tornar o modelo dominante na Europa.


A sociedade feudal, durante a Idade Média foi marcada por relações internas explicadas por meio de conceitos historiográficos, tais como o de

A
servilismo, pacto informal estabelecido entre os servos camponeses e autoridades da Igreja, por meio do qual os primeiros se conformavam com sua situação em troca de proteção e conforto espiritual.
B
ruralização, processo que assolou a Europa por causa da Peste e da decadência urbana, sendo amenizado apenas após o êxito comercial da grande expansão marítima do século XVI.
C
vassalagem, sistema pelo qual um nobre jurava fidelidade a outro, comprometendo-se a defendê-lo e apoiá-lo em troca de benefícios econômicos e vínculos de poder político.
D
inquisição, política repressiva empregada pela Igreja a fim de conter as revoltas camponesas, a disseminação do paganismo entre os nobres e a insubordinação popular ao Papa.
E
clientelismo, relação por meio da qual um plebeu era “adotado” por um nobre ou um burguês, servindo-o como empregado em troca de casa e comida.

O mercado tende a gerir e regulamentar todas as atividades humanas. Até há pouco, certos campos — cultura, esporte, religião — ficavam fora do seu alcance. Agora, são absorvidos pela esfera do mercado. Os governos confiam cada vez mais nele (abandono dos setores de Estado, privatizações).

RAMONET, I. Guerras do século XXI: novos temores e novas ameaças. Petrópolis: Vozes, 2003.

No texto é apresentada uma lógica que constitui uma característica central do seguinte sistema socioeconômico:

A
Socialismo.
B
Feudalismo.
C
Capitalismo.
D
Anarquismo.
E
Comunitarismo.

Mas era sobretudo a lã que os compradores, vindos da Flandres ou da Itália, procuravam por toda a parte. Para satisfazê-los, as raças foram melhoradas através do aumento progressivo das suas dimensões. Esse crescimento prosseguiu durante todo o século XIII, e as abadias da Ordem de Cister, onde eram utilizados os métodos mais racionais de criação de gado, desempenharam certamente um papel determinante nesse aperfeiçoamento.

DUBY, G. Economia rural e vida no campo no Ocidente medieval. Lisboa: Estampa, 1987 (adaptado).

O texto aponta para a relação entre aperfeiçoamento da atividade pastoril e avanço técnico na Europa ocidental feudal, que resultou do(a)

A
crescimento do trabalho escravo.
B
desenvolvimento da vida urbana.
C
padronização dos impostos locais.
D
uniformização do processo produtivo.
E
desconcentração da estrutura fundiária.

Se a mania de fechar, verdadeiro habitus da mentalidade medieval nascido talvez de um profundo sentimento de insegurança, estava difundida no mundo rural, estava do mesmo modo no meio urbano, pois que uma das características da cidade era de ser limitada por portas e por uma muralha.

DUBY, G. e t al. “Séculos XIV-XV” . In: ARIÈS, P.; DUBY, G. História da vida privada da Europa Feudal à Renascença. São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado).

As práticas e os usos das muralhas sofreram importantes mudanças no final da Idade Média, quando elas assumiram a função de pontos de passagem ou pórticos. Este processo está diretamente relacionado com

A
o crescimento das atividades comerciais e urbanas.
B
a migração de camponeses e artesãos.
C
a expansão dos parques industriais e fabris.
D
o aumento do número de castelos e feudos.
E
a contenção das epidemias e doenças.

As bases do feudalismo remontam ao século III, quando o sistema escravista de produção no Império Romano entrou em crise. A respeito do Modo de Produção Feudal, podemos afirmar CORRETAMENTE:

A
Com um modelo econômico voltado para o mercado externo, fez surgir uma sociedade fragmentada politicamente e centralizada no campo religioso.
B
Por meio do domínio político, exercido com o uso da força, os servos estavam sujeitos a uma série de obrigações em relação aos senhores.
C
O trabalho servil constituiu-se como base da produção, o que estimulou a produção de excedentes comerciais e uma forte centralização política.
D
Baseou-se em uma sociedade de castas, onde não era permitida a mobilidade social, o que resultou no fim da escravidão.
E
A transição da terra era feita por meio da doação aos suseranos que pagavam rendas a seus vassalos.

De acordo com a visão religiosa medieval, a sociedade feudal estava estruturada no seguinte princípio: uns nascem para orar, outros para guerrear e outros nascem para trabalhar. Considerando essa afirmação e as relações de trabalho no período feudal, assinale a alternativa INCORRETA.

A
O servo não era um trabalhador livre, mas também não era um escravo, passível de ser vendido ou trocado.
B
As funções e os papéis sociais de muitos indivíduos que viveram na Idade Média já estavam, de certa forma, predeterminados quando nasciam.
C
A mobilidade social de ascensão na sociedade feudal era perfeitamente possível e estimulada pelos sermões que caracterizavam a visão de mundo católica.
D
A sociedade feudal era rigidamente estratificada e de acordo com a mentalidade da época Deus determinara diferentes funções para cada camada.

É alternativa verdadeira, correspondente às principais características do Feudalismo.

A
Economia e sociedade agrárias e cultura predominantemente laica.
B
Trabalho assalariado, cultura teocêntrica e poder político centralizado nas mãos do rei.
C
As relações entre a nobreza feudal baseavam-se nos laços de suserania e vassalagem: tornava-se suserano o nobre que doava um feudo a outro; e vassalo, o nobre que recebia o feudo.
D
Trabalho regulado pelas obrigações servis e sociedade com grande mobilidade.

Uma das características a ser reconhecida no feudalismo europeu é:

A
A sociedade feudal era semelhante ao sistema de castas.
B
Os ideais de honra e fidelidade vieram das instituições dos hunos.
C
Vilões e servos estavam presos a várias obrigações, entre elas, o pagamento anual de capitação, talha e banalidades.
D
A economia do feudo era dinâmica, estando voltada para o comércio dos feudos vizinhos.
E
As relações de produção eram escravocratas.

Podemos definir o feudalismo, do ponto de vista econômico, como um sistema baseado na produção, tendente à autossuficiência, sendo a agricultura seu principal setor. Politicamente o feudalismo caracterizava-se pela:

A
existência de legislação específica a reger a vida de cada feudo.
B
atribuição do poder executivo à igreja.
C
relação direta entre posse e soberania dos feudos, fragmentando assim o poder central.
D
absoluta descentralização administrativa.

Perguntas e Respostas

1.  Como surgiu o feudalismo

Se queres prever o futuro, estuda o passado.


exerciciosresolvidos.com.br

Acreditamos na educação gratuita e de qualidade. Nos ajude com sua opinião, sugestão ou crítica :

exerciciosresolvidosbr@gmail.com

Copyright © 2023. Built with ❤ Love