10 exercícios de figuras de linguagem com gabarito, resolução passo a passo e comentários detalhados!
Aprimore seus conhecimentos em figuras de linguagem com exercícios abrangentes e gabarito preciso!
#Índice
O pleonasmo é definido como a redundância de termos no âmbito das palavras, mas de emprego legítimo em certos casos, pois confere maior vigor ao que está sendo expresso. Verifica-se a ocorrência de pleonasmo no seguinte verso:
Parte 1 da resolução
A letra E está correta pois entrar para dentro é um pleonasmo vicioso, ou seja, ocorre uma repetição desnecessária de uma ideia. Veja os exemplos abaixo retirados do site dúvidas dicio.
- Vamos entrar? (correto)
- Vamos entrar para dentro? (redundância)
- Já está na hora de entrar. (correto)
- Já está na hora de entrar para dentro. (redundância)
Eufemismo é um figura de linguagem pertencente ao subgrupo figura de pensamento que é caracterizada pela substituição de palavras para suavizar a mensagem, deixando-a menos impactante, como na frase "Ele estava defecando" sem eufemismo e na frase "Ele foi ao banheiro fazer suas necessidades" com eufemismo.
A hipérbole consiste no exagero da expressão de uma ideia (por exemplo: morrer de medo, estourar de rir etc.). Ocorre hipérbole no seguinte trecho:
Pleonasmo é uma figura de linguagem que repete um termo ou ideia de forma a dar ênfase ou clareza em algo. O primeiro tipo de pleonasmo é o literário que tem o objetivo de enfatizar o que está sendo dito como na frase "E rir meu riso e derramar meu pranto.". Já o segundo tipo de pleonasmo é o vicioso(vício de linguagem), ou seja, uma construção que não é apropriada como na frase "Eu desci lá em baixo para pegar e encomenda.".
“Ainda assim, ao se aproximar o momento de totalidade, o convés do navio era um mar de câmeras e tripés, enquanto dezenas de pessoas se preparavam para fotografar e filmar o evento de quatro minutos.” (5º parágrafo). No trecho em destaque verifica-se a seguinte figura de linguagem:
O Dicionário Porto Editora da Língua Portuguesa define "personificação" como "recurso expressivo que consiste em atribuir propriedades humanas a uma coisa, a um ser inanimado ou abstrato". Verifica-se a ocorrência desse recurso expressivo no seguinte trecho:
No trecho “Vivemos uma fase de sensibilização e redução de emissão de gases com efeito de estufa, em prol do Planeta Azul.” ocorre uma figura de linguagem denominada
"Ninguém se cansaria ainda em reeditar a bolorenta série dos injustos epigramas com que tem sido crivada a classe dos médicos — desde a prosa de Molière até as desaforadas redondilhas de Bocage. Já se sabe que há no Brasil médicos que são glórias legítimas e incontestáveis desta terra.". Pode-se reconhecer nesse trecho o recurso semântico conhecido por:
Marque a figura de linguagem que constrói a frase: “E o passarinho: ‘Bem-bem-bem-te-te-te-vi-vi-vi...’”.
Leia os trechos retirados do texto e assinale a alternativa que não possui uma figura de linguagem em sua construção.
Assinale a alternativa que contém as figuras de linguagem correspondentes aos períodos a seguir:
I- Está provado, quem ama o feio, bonito lhe parece.
II- Era a união do amor e o ódio.
III- Ele foi discriminado por faltar com a verdade.
IV- Marta quase morreu de tanto rir no circo.
Na tirinha abaixo, há dois exemplos de figura de linguagem, identifique-os e assinale a alternativa CORRETA:
Perguntas e Respostas
Nossa maior fraqueza é desistir. O caminho mais certo para o sucesso é sempre tentar apenas uma vez mais.