Para que serve a rosa dos ventos?

A rosa dos ventos serve para localização relativa ou absoluta, com ela podemos saber a posição de um com relação a outro ou podemos nos orientar através de mapas, cartas náuticas, bússolas ou até mesmo pelo sol, usando o próprio corpo coma uma rosa dos ventos representando os pontos cardeais.

brand logo

Geografia


Resposta Completa

A rosa dos ventos serve como ferramenta de orientação espacial. A rosa dos ventos é um instrumento antigo que serve tanto para a localização relativa(um objeto está posicionado em relação a outro objeto) como para localização absoluta (direção entre dois países em um mapa). A rosa dos ventos está presente em bússolas, cartas náuticas, cartas de navegação e mapas.

A rosa dos ventos é essencial para a visualização, leitura, e interpretação de mapas, assim como para confecção de recursos cartográficos. A maioria dos mapas apresenta uma rosa dos ventos desenhada, que serve para localização e orientação dos demais locais representados no mapa. Já em uma situação mais cotidiana, sabemos que o sol nasce ao leste e se põe ao oeste, ou seja, se você apontar seu braço direito para onde o sol nasce (leste) então seu braço esquerdo apontará para o oeste, sua face para o norte e suas costas para o sul, ou seja, o próprio corpo se torna uma representação da rosa dos ventos com os pontos cardeais. O conhecimento da direção em que o sol nasce e se põe pode servir em casos extremos em que a pessoa está perdida na mata por exemplo.

Nos dias atuais a rosa dos ventos também serve como inspiração para tatuagens, que pode significar: luz, sorte, mudança ou o encontro de um rumo certo a ser seguido.

Veja abaixo mais perguntas respondidas.


exerciciosresolvidos.com.br

Acreditamos na educação gratuita e de qualidade. Nos ajude com sua opinião, sugestão ou crítica : exerciciosresolvidosbr@gmail.com

Copyright © 2021. Built with ❤ Love