O que é a rosa dos ventos em geografia?
Resposta Completa
Para entender o que é a rosa dos ventos em geografia, antes de tudo é necessário entender como a rosa dos ventos surgiu e quais foram as primeiras formas de usá-la.
Aristóteles Timóstenes foi escolhido por Ptolomeu segundo como piloto-mor de sua marinha, sendo que para ser piloto ele precisava interpretar a direção dos ventos. Timóstenes havia decido representar os doze ventos que ele tinha conhecimento em uma imagem que ficou conhecida como rosa dos ventos, ou seja, a rosa dos ventos surgiu pela necessidade do piloto se localizar e não errar a rota de navegação.
A história de Timóstenes nos mostra que o uso original da rosa dos ventos foi para identificação da direção dos ventos e para traçar estratégias de navegação. Com o tempo e a evolução do estudo da geografia a rosa dos ventos passou a ser usada para a localização espacial e na cartografia (construção e estudo dos mapas).
Resumo
Em geografia a rosa dos ventos é um instrumento usado na cartografia(construção e estudo de mapas) e também na orientação espacial, apesar originalmente ter surgido para identificação da direção dos ventos e para estratégias de navegação.
Veja abaixo mais perguntas respondidas.
Quais os pontos cardeais e colaterais da rosa dos ventos?
Para que serve a rosa dos ventos?
Quantos pontos tem a rosa dos ventos?