O que é genética?

Na biologia e medicina, a genética é a ciência encarregada pelo estudo da variância e da hereditariedade. O estudo da genética possibilitou compreender melhor várias doenças hereditárias e contribuiu com o surgimentos de novos tratamentos, novas formas de diagnósticos e terapias na medicina. Graças aos estudos e experimentos realizados por Gregor Mendel com ervilhas e abelhas é que foi possível descobrir a hereditariedade. Estudar os genes e do DNA também foi possível grandes avanços na agricultura e pecuárias, por meio de alimentos transgênicos e melhoria de raças.

brand logo

Biologia


Resposta Completa

A genética é um ramo da biologia e da medicina que estuda a hereditariedade e a variância, sendo que a genética médica não estuda somente o paciente, mas a família como um todo. Pelo estudo da genética familiar o diagnóstico de transtornos hereditários é mais preciso e pode até ser prevenido antes que tal transtorno seja repassado para uma nova geração.

Um marco muito importante no estudo da genética foi o projeto Genoma, que foi um trabalho em conjunto realizado por vários países para desvendar o código genético de um organismo. Um dos sub-projetos mais importantes do Genoma foi o Genoma Humano que estudou a sequência completa do DNA humano, que forneceu uma nova visão sobre o funcionamento de várias doenças, melhoria de diagnósticos, prevenção e terapias.

Uma das pessoas mais importantes que contribuíram para o estudo da genética é Gregor Mendel, que é considerado o pai da genética por ter descoberto e respondido várias questões sobre hereditariedade estudando plantas e abelhas. Gregor Mendel realizou experimentos com ervilhas para descobrir que as características genéticas eram herdadas por fatores paternos e maternos. Esses fatores, os genes, se encontravam nos gametas (óvulo e espermatozoide) que eram transmitidos na fecundação.

Saber o que é genética e o que ela estuda também é importante nos dias atuais para se obter plantas mais fortes e resistentes a pragas, ou seja, para se obter alimentos transgênicos. Os alimentos transgênicos são modificados geneticamente com a alteração do código genético (DNA) e produzidos em laboratório por meio de técnicas artificiais de engenharia genética.


exerciciosresolvidos.com.br

Acreditamos na educação gratuita e de qualidade. Nos ajude com sua opinião, sugestão ou crítica : exerciciosresolvidosbr@gmail.com

Copyright © 2020. Built with ❤ Love