O que é ? e para que serve a linguagem SQL ?

brand logo

Banco de Dados


Resposta Completa

SQL, Structured Query Language ou Linguagem de Consulta Estruturada em português é uma linguagem procedural usada para manipulação de bancos de dados relacionais e dos próprios dados que os bancos armazenam.

  • O subgrupo denominado DML(Data Manipulation Language ou Linguagem de Manipulação de Dados em português) da linguagem SQL serve para realizar inclusão, exclusão, alteração e recuperação de dados de uma tabela.
  • O subgrupo denominado DDL(Data Definition Language ou Linguagem de Definição de Dados em português) da SQL serve para definir e manipular as estruturas de dados, ou seja, as tabelas, índices e constraints.
  • O subgrupo denominado DCL(Data Control Language ou Linguagem de Controle de Dados) da linguagem SQL serve para controlar as permissões do banco de dados.
  • O subgrupo denominado DTL(Data Transaction Language) da SQL é usada para controlar as transações de um banco de dados.

A DML, DDL, DCL, DTL, etc formam a linguagem SQL usada para a manipulação de bancos de dados, podendo ocorrer pequenas variações de sintaxe entre diferentes fabricantes de bancos de dados caso não implementem rigorasamente o padrão ANSI.

Veja abaixo mais perguntas respondidas.

brand logo

Banco de Dados


brand logo

Banco de Dados



exerciciosresolvidos.com.br

Acreditamos na educação gratuita e de qualidade. Nos ajude com sua opinião, sugestão ou crítica : exerciciosresolvidosbr@gmail.com

Copyright © 2020. Built with ❤ Love