Beira-marQuase fim de longa tarde de verão. Beira do marno A . . .

Exercício 4 de 10 em: Português / Interpretação de Textos

Ano: 2019 Banca: CESGRANRIO Órgão: UNIRIO Cargo: Assitente em Administração

Beira-mar

Quase fim de longa tarde de verão. Beira do marno Aterro do Flamengo próximo ao Morro da Viúva,frente para o Pão de Açúcar. Com preguiça, o sol começava a esconder-se atrás dos edifícios. Parecia resistir ao chamado da noite. Nas pedras do quebra-marcaniços de pesca moviam-se devagar, ao lento vai evem do calmo mar de verão. Cercados por quatro oucinco pescadores de trajes simples ou ordinários, etoscas sandálias de dedo.

Bermuda bege de fino brim, tênis e camisa polo de marcas célebres, Ricardo deixara o carro em estacionamento de restaurante nas imediações. Nunca fisgara peixe ali. Olhado com desconfiança. Intruso. Bolsa a tiracolo, balde e vara de dois metros na mão. A boa técnica ensina que o caniço deve ter no máximo dois metros e oitenta centímetros para a chamada pesca de molhes, nome sofisticado para quebra-mar. Ponta de agulha metálica para transmitir à mão do pescador maior sensibilidade à fisgada do peixe. É preciso conhecimento de juiz para enganar peixes.

A uma dezena de metros, olhos curiosos viam o intruso montar o caniço. Abriu a bolsa de utensílios. Entre vários rolos de linha, selecionou os de espessura entre quinze e dezoito centésimos de milímetro, ainda fiel à boa técnica.

— Na nossa profissão vivemos sempre preocupados e tensos: abertura do mercado, sobe e desce das cotações, situação financeira de cada país mundo afora. Poucas coisas na vida relaxam mais do que pescaria, cheiro de mar trazido pela brisa, e a paisagem marítima — costuma confessar Ricardo na roda dos colegas da financeira onde trabalha.

LOPES, L. Nós do Brasil. Rio de Janeiro: Ponteio, 2015, p. 101. Adaptado.

📌 A leitura atenta do Texto III mostra que Ricardo

Resolva também as questões relacionadas abaixo.

brand logo

Exercício 5


Interpretação de Textos

A ciência do Homem-Aranha


exerciciosresolvidos.com.br

Acreditamos na educação gratuita e de qualidade. Nos ajude com sua opinião, sugestão ou crítica : exerciciosresolvidosbr@gmail.com

Copyright © 2020. Built with ❤ Love