Beira-marQuase fim de longa tarde de verão. Beira do marno A . . .

#Exercício 4


Beira-mar

Quase fim de longa tarde de verão. Beira do marno Aterro do Flamengo próximo ao Morro da Viúva,frente para o Pão de Açúcar. Com preguiça, o sol começava a esconder-se atrás dos edifícios. Parecia resistir ao chamado da noite. Nas pedras do quebra-marcaniços de pesca moviam-se devagar, ao lento vai evem do calmo mar de verão. Cercados por quatro oucinco pescadores de trajes simples ou ordinários, etoscas sandálias de dedo.

Bermuda bege de fino brim, tênis e camisa polo de marcas célebres, Ricardo deixara o carro em estacionamento de restaurante nas imediações. Nunca fisgara peixe ali. Olhado com desconfiança. Intruso. Bolsa a tiracolo, balde e vara de dois metros na mão. A boa técnica ensina que o caniço deve ter no máximo dois metros e oitenta centímetros para a chamada pesca de molhes, nome sofisticado para quebra-mar. Ponta de agulha metálica para transmitir à mão do pescador maior sensibilidade à fisgada do peixe. É preciso conhecimento de juiz para enganar peixes.

A uma dezena de metros, olhos curiosos viam o intruso montar o caniço. Abriu a bolsa de utensílios. Entre vários rolos de linha, selecionou os de espessura entre quinze e dezoito centésimos de milímetro, ainda fiel à boa técnica.

— Na nossa profissão vivemos sempre preocupados e tensos: abertura do mercado, sobe e desce das cotações, situação financeira de cada país mundo afora. Poucas coisas na vida relaxam mais do que pescaria, cheiro de mar trazido pela brisa, e a paisagem marítima — costuma confessar Ricardo na roda dos colegas da financeira onde trabalha.

LOPES, L. Nós do Brasil. Rio de Janeiro: Ponteio, 2015, p. 101. Adaptado.

A leitura atenta do Texto III mostra que Ricardo

A
trabalhava no setor de financiamento de material de pesca.
B
dava pouca importância aos pescadores simples do quebra-mar.
C
praticava a pesca por diletantismo nas horas de folga ou de lazer.
D
era um assíduo frequentador da beira do mar no Aterro do Flamengo.
E
dava mais importância ao ritual de preparação para a pescaria do que ao esporte.

Resolva também as questões relacionadas abaixo sobre Interpretação de Textos.

Exercício 5

A ciência do Homem-Aranha

Muitos dos superpodere ...

Exercício 6

Ela nasceu lesma, vivia no meio das lesmas, mas não estava satisfeita com sua condição. Não passamos ...

Exercício 7

Na semana passada, os alunos do colégio do meu filho se mobilizaram, através do Twitter, para não co ...


exerciciosresolvidos.com.br

Acreditamos na educação gratuita e de qualidade. Nos ajude com sua opinião, sugestão ou crítica enviando um e-mail para: exerciciosresolvidosbr@gmail.com

Copyright © 2024. Built with ❤ Love