Um automóvel com massa 1330 kg e velocidade 10 m/s atinge um . . .
Exercício 4
Um automóvel com massa 1330 kg e velocidade 10 m/s atinge um pedestre de 70 kg que estava parado. Supondo a colisão elástica, o valor aproximado da velocidade do pedestre em m/s, após a colisão, é:
Resolução
Parte 1 da resolução
Este exercício fala sobre a terceira lei de Newton, a Lei da "Ação e Reação". Isso significa que, para cada ação, há uma reação de mesma intensidade, mesma direção e em sentido oposto. O princípio da ação e reação analisa as interações que ocorrem entre dois corpos, que no caso dessa questão trata-se da colisão entre o automóvel e o pedestre.
Na física as colisões são interações entre corpos ou partículas em que um corpo ou partícula exerce força sobre o outro.
Uma colisão elástica ou choque elástico é um encontro entre dois corpos em que a energia cinética e o momento linear total do sistema se conservam, e em que os corpos envolvidos não sofrem deformações permanentes durante o impacto. Colisões de bolas de bilhar rígidas ou as bolas num pêndulo de Newton são dois exemplos de colisões praticamente elásticas.
Na colisão inelástica há uma perda de energia cinética e a energia pode ser transforma em outro tipo de energia, como a térmica.
- Nas colisões perfeitamente inelásticas, as duas partículas ou corpos ficam unidos como se fossem somente um e nas colisões parcialmente inelásticas as partículas ou corpos se separam sendo que a velocidade final dos corpos não permanece a mesma.
Parte 2 da resolução
Durante a colisão entre o automóvel e o pedestre, as forças externas são desprezadas se comparadas às internas, portanto, o sistema pode ser sempre considerado mecanicamente isolado.
O coeficiente de restituição é uma grandeza adimensional que caracteriza os diferentes tipos de colisão existentes entre dois corpos. Ele é determinado pela relação entre as velocidades dos corpos envolvidos imediatamente antes e após a colisão.
A colisão perfeitamente elástica, como mencionado no enunciado do exercício, é caracterizada pela conservação total da energia cinética. Sendo assim, a velocidade relativa de aproximação e de afastamento do pedestre e do carro envolvidos na colisão será igual e, portanto, para esse tipo de colisão, o coeficiente de restituição assumirá valor igual a 1.
O coeficiente de restituição é definido como a razão entre a velocidade relativa de aproximação, imediatamente antes da colisão, e a velocidade relativa de afastamento, imediatamente após a colisão.
- Dados extraídos do enunciado do exercício:
- Resolução e fórmula do coeficiente de restituição:
Observação: O detalhe mais importante da fórmula do coeficiente de restituição é que as variáveis do numerador e o denominador ficam invertidas.
Parte 3 da resolução
Resolva também as questões relacionadas abaixo sobre Leis de Newton.
O físico e matemático inglês Sir Isaac Newton publicou um estudo que, em parte, explicou três relaçõ ...
A ausência de movimento é um caso especial de aceleração nula, ou seja, pelas Leis de Newton, uma si ...
Ao longo dos anos, estudiosos da Física descobriram que a natureza pode ser interpretada por meio de ...