Gregor Mendel, no século XIX, investigou os mecanismos da he . . .

#Exercício 1


Gregor Mendel, no século XIX, investigou os mecanismos da herança genética observando algumas características de plantas de ervilha, como a produção de sementes lisas (dominante) ou rugosas (recessiva), característica determinada por um par de alelos com dominância completa. Ele acreditava que a herança era transmitida por fatores que, mesmo não percebidos nas características visíveis (fenótipo) de plantas híbridas (resultantes de cruzamentos de linhagens puras), estariam presentes e se manifestariam em gerações futuras.

A autofecundação que fornece dados para corroborar a ideia da transmissão dos fatores idealizada por Mendel ocorre entre plantas

A
híbridas, de fenótipo dominante, que produzem apenas sementes lisas.
B
híbridas, de fenótipo dominante, que produzem sementes lisas e rugosas.
C
de linhagem pura, de fenótipo dominante, que produzem apenas sementes lisas.
D
de linhagem pura, de fenótipo recessivo, que produzem sementes lisas e rugosas.
E
de linhagem pura, de fenótipo recessivo, que produzem apenas sementes rugosas.

#Resolução 1

Parte 1 da resolução

Gregor Mendel, o pai da genética, realizou diversos experimentos com ervilhas a fim de demonstrar os mecanismos de hereditariedade. Ele escolheu fazer testes com ervilhas pois elas realizam autofecundação, possuem ciclo de vida curto, são cultivadas facilmente, produzem um grande número de descendentes e possuem características simples de serem testadas, como a cor e a forma da semente.

Antes dos testes serem iniciados, Mendel passou dois anos escolhendo ervilhas para obter a melhor precisão possível nos testes. A plantas que Mendel denominou de linhagem pura, caracterizam-se por terem sido geradas pela autofecundação de várias gerações de ervilhas.

Em um dos seus experimentos, Mendel cruzou plantas puras de sementes lisas com plantas puras de sementes rugosas. Ele esperava obter indivíduos que fossem uma mistura entre as características lisas e rugosas. Entretanto, o que ele observou foi a presença apenas de sementes lisas. Esses indivíduos foram chamados de híbridos por serem resultado de um cruzamento de plantas com características diferentes. Em seguida ele pegou as plantas híbridas, cruzou-as e obteve sementes lisas e rugosas em uma proporção de 3: 1, ou seja, 75% de sementes lisas e 25% de sementes rugosas. Mendel resolveu chamar a característica que mais apareceu nos indivíduos de dominante e aquela que pouco se manifestou de recessiva.

Com base neste experimento surgiu a primeira lei de Mendel, também chamada de Princípio da Segregação dos Caracteres ou Lei da Segregação, que diz que cada característica é condicionada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas.

Com base na primeira lei de Mendel, demonstrada por testes em ervilhas, chega-se a conclusão que a resposta correta do exercício é a Letra B, onde a autofecundação ocorre entre plantas híbridas, de fenótipo dominante, que produzem sementes lisas e rugosas.

Fonte: https://www.biologianet.com/

Resolva também as questões relacionadas abaixo sobre Genética.

Exercício 2

A situação na qual ocorre o mascaramento do efeito fenotípico de um ou ambos os membros de um par de ...

Exercício 3

A fibrose cística é uma doença de causa genética, recessiva, que pode trazer várias complicações res ...

Exercício 4

Sendo a determinação do sexo em abelhas cromossômica, os machos são haploides, enquanto as fêmeas sã ...

Veja também as perguntas respondidas abaixo.

Pergunta

O que é genética?


exerciciosresolvidos.com.br

Acreditamos na educação gratuita e de qualidade. Nos ajude com sua opinião, sugestão ou crítica enviando um e-mail para: exerciciosresolvidosbr@gmail.com

Copyright © 2024. Built with ❤ Love