Exercícios sobre ligações químicas com gabarito

Resolva vários exercícios sobre ligações químicas que são mais cobrados provas e exames aproveitando para treinar e aprender gratuitamente com esta lista de exercícios.

Ano: 2019 Banca: IESES Órgão: Prefeitura de São José - SC

📌 Os pesquisadores afirmam que a atmosfera já teve níveis de CO2 muito superiores a 400 ppm, mas o gás levou milhões de anos para se acumular na atmosfera. Já as emissões relacionadas à atividade humana aumentaram o nível de CO2 em mais de 40% em um século e meio. Com a atual concentração de CO2 em progressão, muitos cientistas acreditam que um aquecimento de 3°C a 4°C será inevitável.

https://g1.globo.com/ciencia-esaude/noticia/2019/04/06/concentracao-de-gas-carbonico-naatmosfera-e-a-maior-em-3-milhoes-de-anos.ghtml

Com relação às ligações químicas entre os átomos que compõem a molécula de gás carbônico é correto afirmar:

💡

Não é comum encontrarmos um átomo de oxigênio livre na natureza; entretanto, encontramos várias substâncias em que ele aparece ligado a outros átomos. Os únicos elementos que são encontrados isolados na natureza de forma estável são os gases nobres, isto é, os elementos da família 18 da Tabela Periódica (He, Ne, Ar, Kr, Xe e Rn). Todos esses elementos têm em comum o fato de terem oito elétrons na última camada eletrônica (camada de valência), com exceção do hélio (He).

Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: UNIFAI

📌 As ligações químicas nos compostos: Na2O, SO2 e CaO apresentam, correta e respectivamente, caráter preponderantemente

Ano: 2018 Banca: UFRGS Órgão: UFRGS

📌 Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes a compostos inorgânicos.

( ) O fosfato de sódio, embora seja considerado um composto iônico, possui ligações covalentes no íon fosfato.

( ) Compostos iônicos tendem a ter pontos de fusão e ebulição mais elevados do que os compostos moleculares.

( ) BeF2 não obedece à regra do octeto.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Ano: 2018 Banca: UDESC Órgão: UDESC

📌 Em um Laboratório de Química Orgânica existem diversas substâncias químicas, como metanol, acetato de etila, trietilamina e acetato de sódio. Considerando essas quatro substâncias, analise as proposições.

I. A trietilamina não realiza ligações de hidrogênio entre suas moléculas.

II. O acetato de sódio apresenta somente ligações covalentes polares.

III. O acetato de etila é um éter e apresenta ligações covalentes polares.

IV. O metanol apresenta ligações covalentes polares e não realiza ligações de hidrogênio entre suas moléculas.

V. As quatro substâncias apresentam somente ligações covalentes polares e apolares.

Assinale a alternativa correta.

Ano: 2017 Banca: INEP Órgão: ENEM

📌 Partículas microscópicas existentes na atmosfera funcionam como núcleos de condensação de vapor de água que, sob condições adequadas de temperatura e pressão, propiciam a formação das nuvens e consequentemente das chuvas. No ar atmosférico, tais partículas são formadas pela reação de ácidos (HX com a base NH3, de forma natural ou antropogênica, dando origem a sais de amônio (NH4X , de acordo com a equação química genérica:

HX (g) + NH3 (g) → NH4X (s)

FELIX, E. P.; CARDOSO, A. A. Fatores ambientais que afetam a precipitação úmida. Química Nova na Escola, n. 21, maio 2005 (adaptado).

A fixação de moléculas de vapor de água pelos núcleos de condensação ocorre por

Ano: 2016 Banca: INEP Órgão: ENEM

📌 O carvão ativado é um material que possui elevado teor de carbono, sendo muito utilizado para a remoção de compostos orgânicos voláteis do meio, como o benzeno. Para a remoção desses compostos, utiliza-se a adsorção. Esse fenômeno ocorre por meio de interações do tipo intermoleculares entre a superfície do carvão (adsorvente) e o benzeno (adsorvato, substância adsorvida).

No caso apresentado, entre o adsorvente e a substância adsorvida ocorre a formação de:

Ano: 2016 Banca: PUC - GO Órgão: PUC-GO

📌 Em 2015, um artigo publicado na Environmental Science end Technology, pela ASU (Universidade do Estado do Arizona), mostra que é possível encontrar metais preciosos como prata, ferro, cobre e ouro no lodo de esgotos urbanos. Estima-se que em uma cidade de aproximadamente um milhão de habitantes seja possível recolher até US$ 13 milhões por ano em metais preciosos. Esse seria um novo garimpo, diverso do tematizado no Texto 5, ainda não explorado. Marque a alternativa que apresenta uma afirmação correta sobre metais:

Ano: 2016 Banca: CECIERJ Órgão: CEDERJ

📌 A cor natural do cabelo humano é definida,basicamente, pela quantidade de melanina que cada ser humano possui.Todos os dias, milhões de pessoas recorrem a uma série de reações químicas para mudar acor dos fios. Essas reações envolvem, pelo menos, três substâncias: peróxido de hidrogênio (H₂O₂), amônia (NH₃)e acetato de chumbo (Pb(C₂H₃O₂)₂ ), que variam conforme o produto.

Considerando a informação dada, os tipos de ligações existentes entre as substâncias citadas são, respectivamente:

📌 A variedade de substâncias existentes, inúmeras vezes maior do que os elementos que temos na tabela periódica, é explicada pelo fato de que átomos de um mesmo elemento podem se ligar a vários outros átomos e de diversas maneiras. Assim, as substâncias podem ser formadas por átomos isolados, agrupamentos de moléculas, cátions, ânions e elétrons semilivres ou grandes grupamentos de átomos neutros. Desse modo, características como temperatura de fusão e ebulição, solubilidade e condutividade elétrica são definidas pelo tipo de ligação química existente. Numere a coluna II de acordo com a coluna I, fazendo a relação entre as substâncias formadas pelos tipos de ligações químicas e suas características.

COLUNA I

1. Iônica

2. Covalente

3. Metálica

4. Molecular

COLUNA II

( ) Possuem elétrons livres e, assim, podem conduzir energia elétrica. São consideradas ótimos condutores, principalmente na fase sólida.

( ) Não são formadas por moléculas ou por íons. Há uma rede de átomos ligados que se estendem por toda a substância.

( ) Conduzem corrente elétrica somente quando ionizadas em água. ( ) São maleáveis e possuem brilho intenso.

( ) São sólidos quebradiços.

Assinale a sequência correta.

Ano: 2018 Banca: UECE-CEV Órgão: SEDUC-CE

📌 Estanho e chumbo usados no revestimento e na solda de embalagens podem contaminar os alimentos quando existirem amassaduras ocasionando esgotamento físico e mental, alteração no ciclo menstrual da mulher, anemia, vertigem e convulsões, dentre outros. No que diz respeito aos metais estanho e chumbo, assinale a afirmação verdadeira.

🙋 Perguntas e Respostas

🙂 Motive-se

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.


exerciciosresolvidos.com.br

Acreditamos na educação gratuita e de qualidade. Nos ajude com sua opinião, sugestão ou crítica : exerciciosresolvidosbr@gmail.com

Copyright © 2020. Built with ❤ Love